A Diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) se reuniu, na tarde de segunda-feira (8), com o presidente do Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), Jefferson Ribeiro Campos, e proprietários de autoescolas. Participaram do encontro: o diretor administrativo do Detran-MA, Rorício Vasconcelos, representando o diretor-geral, Francisco Nagib; e o diretor operacional, David Ximenes.
Durante a reunião Vasconcelos explicou como o sistema do Detran-MA funciona atualmente. O sistema é alimentado via Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), por meio da qual o Detran tem acesso aos dados nacionais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Essa comunicação de dados tem tido interrupções constantes, por isso, a mudança para o novo sistema garantirá a regularidade do funcionamento.
O presidente do Sindauma, Jefferson Campos, informou os prejuízos causados pela inconsistência do sistema para as autoescolas e para os alunos. Ele também solicitou a ampliação do número de examinadores, assim como a realização de mais exames práticos veiculares para agilizar o acesso dos alunos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Rorício Vasconcelos destacou que haverá continuidade dos mutirões de exames práticos aos sábados, o que vai garantir a agilidade do processo. Os próximos mutirões ocorrerão nos dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro. Serão ofertadas 1.292 vagas com essa força-tarefa, que será realizada no pátio do Detran-MA, no Castelinho, no Cohatrac e na Cidade Operária; e também nas cidades de Paço do Lumiar, Imperatriz, Santa Inês, Timon e Bacabal. O diretor informou, ainda, que será estudada a viabilidade do aumento do número de examinadores.
Os dirigentes também falaram sobre o projeto Carro Exame, que será implantado pelo Detran-MA para dar mais segurança, transparência e agilidade aos exames práticos de direção veicular, pois os examinadores utilizarão tablets para lançarem as notas dos candidatos de forma on-line. Assim, o resultado será informado logo após o exame.
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?