1ª Feira MA Preta promove afroempreendedorismo no estado

Secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça (Foto: Divulgação)


O Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Mulher (SEMU), como órgão responsável pela formulação e execução das políticas públicas para mulheres no âmbito do Estado do Maranhão, promoveu, no último sábado (20), em alusão ao Dia da Consciência Negra, o lançamento da 1ª Feira MA Preta, que tem como objetivo valorizar o afroempreendedorismo, viabilizando mais oportunidades para toda a população negra do estado, sobretudo, as mulheres.

O evento aconteceu no Parque São João Paulo II, e contou com mais de 100 empreendimentos, geridos por empreendedores e empreendedoras negras que atuam em diversas áreas, como artesanato, artes, moda, alimentação, tecnologia, decoração, dentre outros. A abertura da Feira MA Preta contou com diversas atrações culturais, entre elas o Boi da Maioba e blocos de matriz africana.

Ana Rosa Silva, coordenadora geral da Feira MA Preta, ressaltou a importância de eventos que viabilizam a população negra e explicou sobre o tema “O mercado é o mundo e o nosso mundo é preto”.

“A identidade da feira vem para saudar a nossa primeira rainha, a Rainha Nã Agontimé, sacerdotisa fundadora da Casa das Minas. Nós somos um território africano, um dos maiores fora da África depois da Bahia, e por esse motivo a nossa marca ‘Feira MA Preta’ vem trazendo a identidade da nossa patrona”, afirmou.

A 1ª Feira MA Preta tem como finalidade a valorização à cultura negra, incentivando o protagonismo de afroempreendedores e impulsionando empreendedores negros na economia local, estimulando assim, o consumo de artigos de origem afro-brasileiros e africanos, gerando renda e visibilizando às pessoas negras.

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, acompanhou o primeiro dia do evento e enfatizou a importância da união para enfrentar dificuldades.

“Nós sabemos que, infelizmente, ainda enfrentamos muitas dificuldades. Principalmente a nossa população negra que representa mais de 70% da população maranhense. Precisamos estar juntos e unidos por esta causa e por este povo”, destacou a secretária.

Na oportunidade, representando a SEMU, estiveram presentes além da secretária Ana Mendonça, a secretária adjunta, Antonieta Lago; a chefe do Departamento de Gestão e Articulação, Ana Rosa; a chefe da Ouvidoria da Mulher, Tamires Ribeiro; a chefe do Núcleo de Autonomia Econômica, Rebeca Alexandre; a chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Priscyla Freitas e a chefe de Gabinete, Dayana Milhomem.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o gestor do Parque São João Paulo II, Russian Falcao, além de representantes das regiões de matriz africana e do movimento negro.

A 1ª Feira MA Preta é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a marca Feira MA Preta e a ONG Nave, com o apoio de órgãos governamentais e não governamentais, como: SEIR, Sectur, Parque São João Paulo II, SES e Reviver Hostel. As atividades acontecerão até o dia 27 de novembro.

Comentários