Procuradoria da Mulher na Câmara promove iniciativas pelo Outubro Rosa

[Procuradora da Mulher, Concita Pinto, anunciou ação social nesse fim de semana / Leonardo Mendonça

O mês de outubro é dedicado a uma série de iniciativas voltadas para o cuidado, prevenção e tratamento do câncer de mama. Batizado de Outubro Rosa, o período chama atenção da
sociedade para a doença. Na Câmara Municipal de São Luís, uma agenda dedicada à campanha será realizada pela Procuradoria da Mulher, sob coordenação da vereadora Concita Pinto (PCdoB).

A programação inclui uma ação social na comunidade do Jardim São Raimundo, no dia 23, às 8h; e outra na comunidade Quintas do Machado, bairro Jordoa, dia 30, a partir das 8 horas. A Procuradoria da Mulher da Câmara trata diretamente com assuntos relacionados à população feminina. Neste sentido, a vereadora Concita Pinto destaca a importância das ações “para a promoção de atividades voltadas à saúde, elevar a autoestima e estimular o empoderamento da mulher”.

A campanha conhecida como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, o movimento iniciou no ano de 2002, através de um grupo de mulheres simpatizantes à causa.

O objetivo é divulgar informações gerais sobre a doença, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres, em relação às suas mamas. A campanha tem ainda intuito de investigar alterações suspeitas, recomendando a prevenção e reforçando o combate à doença.

Na temática do câncer, em setembro deste ano, vereadora Concita Pinto apresentou o Projeto de Lei nº 262/21, que institui campanha de incentivo à doação de cabelo para pessoas em tratamento. Essa doação seria anual e na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro. “A iniciativa tem a finalidade de conscientizar a população da importância da doação de cabelos e também, na recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento”, pontuou a parlamentar.

Números

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas, devido o diagnóstico tardio da doença, que é a maior causa da morte de mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para este ano de 2021, o órgão estimou 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A estimativa é importantes para prever a magnitude da doença e assim, programar ações locais. O câncer de mama também ocorre na população masculina, apesar de acometer apenas 1% do número total de casos.

Comentários