REVERÊNCIA AO TRABALHO DAS MULHERES ADVOGADAS E COLABORADORAS FOI DESTAQUE NA ENTREGA DA MEDALHA ANTENOR BOGÉA


A noite da última terça-feira, 31/08, foi marcada pela entrega da medalha Antenor Bogéa às advogadas, advogados e funcionárias da OAB que muito contribuíram para sociedade e para a Classe advocatícia do estado do Maranhão. Ao longo da Sessão Solene, foi dado destaque à valorização do trabalho das mulheres advogadas e colaboradoras das Seccional, pois, dos 12 homenageados com a medalha, nove foram mulheres.

A medalha Antenor Bogéa é a maior honraria concedida pela Ordem Maranhense, por meio da Comissão Especial de Estudos para Homenagens e Condecorações. A solenidade foi presidida pelo presidente vitalício da Seccional Maranhense, Raimundo Marques, que também coordena a Comissão Especial de Estudos para Homenagens e Condecorações da OAB.

Pelo mérito da sua conduta e trabalhos prestados, receberam a homenagem: Adroaldo Souza, Claudio Pacheco Prates Lamachia, Gerson Silva Nascimento, Ieda Maria Morais, José Carlos Sousa Silva, Julia Maria Amin Castro, Marcia Christina Silva Rabelo Mendes, Maria de Fátima Sousa Buhatem, Maria de Fátima Vieira Couto, Yara Shirley Batista de Macedo Amador, Maria do Socorro Noleto e Serjana Vale de Andrade Costa.

“Hoje, de maneira muito carinhosa, a Casa é de cada uma das homenageadas e homenageados. Gostaria de expressar a alegria, honra e satisfação em homenagear aqueles que construíram a história da advocacia do estado do Maranhão. Fazer o reconhecimento ao trabalho dessas personalidades é algo que nos deixa extremamente felizes”, discursou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Representando as advogadas e advogados homenageados da noite, o professor, membro da Academia Maranhense de Letras e advogado, José Carlos Sousa, deu destaque à representatividade feminina presente na solenidade. “Esse momento é muito significante, pois constatei homenagens às mulheres, que exercem essa profissão essencial e importantíssima em qualquer lugar do mundo. Eu digo sempre: se não fosse a mulher, não existiria ninguém no mundo”, declarou Sousa.

Confirmando a observação do advogado, a Conselheira Federal e Presidente da Comissão Nacional e Estadual de Direito da Pessoa Idosa, Deborah Cartágenes, acrescentou que a valorização da mulher sempre foi um dos pilares da atual gestão da Seccional.

“Faço questão de destacar a valorização do trabalho das mulheres, tanto das advogadas quanto das colaboradoras da Ordem, é uma das bases principais da gestão do presidente Thiago Diaz. Sinto-me muito representada pelas mulheres que estão sendo homenageadas hoje. Gostaria de pontuar, também, o trabalho feito pelas colaboradoras da OAB, representadas pela Serjana Vale e pela Socorro Noleto. São pessoas que dedicaram sua vida a esta Casa com muito empenho, profissionalismo e ética. A sociedade e a advocacia maranhense agradecem o serviço de vocês”, comentou Cartágenes.

A OAB Maranhão faz questão de prestigiar o trabalho realizado pelas colaboradoras da instituição. Por isso, durante o evento, foram condecoradas, Serjana Vale, atual Chefe de Gabinete da Presidência e que está há 26 anos prestando serviços à Ordem Maranhense, e Maria do Socorro Noleto Garros, que possui 34 anos de OAB e, hoje, atua como Coordenadora da Divisão Financeira da Casa.

“Gratidão aos meus colegas de trabalho com os quais eu divido cada pedacinho dessa medalha. Agradeço, também, a todos os Conselheiros, presidentes de Comissões, Subseções, advogadas, advogados e a todas as pessoas que buscaram a OAB e tiveram confiança no meu trabalho. Aproveito para fazer um agradecimento especial a todas as diretorias desses 26 anos de Ordem”, discursou a Chefe de Gabinete, Serjana Vale, prestando homenagem ainda ao seu falecido pai e a todos os familiares presentes na cerimônia.

Para o Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, a medalha marca um momento ímpar para a advocacia. “É uma grande alegria estar aqui hoje no Maranhão. Sou o único forasteiro que recebo essa honraria. Essa medalha ficará em um lugar de destaque no meu escritório profissional. Agradeço a todos vocês por esse momento. Nós, advogados, somos agentes de transformação social, por isso, precisamos fazer tudo em conjunto”, comentou Lamachia.

Prestigiaram o evento: a diretoria da Ordem, diretoria da ESA Maranhão, representantes do Conselho Federal e Seccional, presidentes de comissões, além de diversas advogadas e advogados. No fim da solenidade, houve show ao vivo da cantora Anastácia Lia.













Fonte: www.oabma.org

Comentários