Distribuição de absorventes nas escolas e postos de saúde pode se tornar realidade em São Luís

Para a co-vereadora Flávia Almeida, do Coletivo Nós (PT) a distribuição dos absorventes é uma questão de saúde /
Foto: Leonardo Mendonça
As discussões acerca da pobreza menstrual, ou seja, à falta de acesso à itens básicos durante a menstruação, ganham cada vez mais força. Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 233/21, de autoria do Coletivo Nós (PT), que tem como objetivo distribuir absorventes higiênicos em escolas da rede municipal e postos de saúde.

A iniciativa tem como público-alvo mulheres em situação de hipossuficiência, o que justifica a escolha de escolas e postos de saúde, como locais estratégicos para a distribuição destes materiais.

“A proposta deste projeto de lei visa atender às mulheres em situação de hipossuficiência social e econômica, não possuindo condições financeiras para compra de itens de higiene pessoal”, apresenta trecho do projeto.

O próprio Coletivo Nós já havia feito, no mês de maio, uma indicação ao Governo Estado para implantação do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH) a fim de atender estudantes de escolas públicas e mulheres pobres em situação de vulnerabilidade econômica.

Dados

Segundo uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a P&G, 28% das brasileiras, entre 16 e 24 anos, não utilizam absorventes. Quer seja por falta de informação ou por falta de dinheiro para comprá-los, essas mulheres utilizam matérias alternativos que põem em risco sua saúde, explicou a pesquisadora Mirian Goldemberg, responsável pela análise dos dados.

“Queremos garantir a saúde das mulheres ludovicenses que não têm condições econômicas de comprarem absorventes todos os meses, bem como garantir que todas as estudantes possam frequentar as aulas todos os dias, sem medo de constrangimentos no ambiente escolar”, declarou a co-vereadora Flávia Almeida, do Coletivo Nós.

Outras iniciativas


O Projeto de Lei 6.716/2020, de autoria do vereador Dr. Gutemberg Araújo, tornou-se lei municipal que prevê o credenciamento das mulheres em situação de hipossuficiência para distribuição de absorventes higiênicos.

Outra iniciativa nesse sentido é a proposição do vereador Andrey Monteiro (Republicanos). Trata-se do Projeto de Lei nº 183/21, que visa instituir o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas do município de São Luís.



Comentários