Praça Mestre Antônio Vieira terá espaço para exposições culturais em São Luís

Praça Mestre Antônio Vieira terá espaço para exposições culturais em São Luís — Foto: Divulgação/ Governo do Estado


A Praça Mestre Antônio Vieira, inaugurada nesse sábado (30), terá a Estação do Choro, espaço para exposições culturais e ações sociais. O nome do espaço faz alusão à antiga Estação de Bondes, que havia no terreno onde foi construída a nova praça, e à tradição musical do choro maranhense.

A Praça traz história, música e cultura para a população, além do mural de grafite, que retrata obras do músico maranhense falecido em 2009 e sua relação com o bairro Monte Castelo.

A primeira exposição na Estação do Choro trará uma linha do tempo que conta a história dos bondes do Monte Castelo; e, com painéis, contará a história do choro maranhense, baseada no livro “Chorografia do Maranhão”, do sociólogo e radialista Ricarte Almeida; fotógrafo Rivanio Almeida e do jornalista Zema Ribeiro.

O livro foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa e mapeamento junto aos instrumentistas e compositores de choros do estado do Maranhão como Turibio Santos, Ubiratan Sousa e Biné do Banjo.

A Praça Mestre Antônio Vieira foi construída pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) onde antes havia um terreno abandonado e que, por anos, era usado como depósito de lixo. Agora, a área de 3.743 metros quadrados possui uma praça moderna com mobiliário urbano, caramanchões de lazer com jogos de tabuleiro, academia de saúde, playground, sistema de iluminação em LED, pontos de acesso à internet, paisagismo com gramas e plantas ornamentais.

Comentários