Governo realiza ações de saúde na Praça da Família, no bairro Vila Nova

 

Ação busca fortalecer o acesso à saúde e ampliar os atendimentos na região do Bacanga (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), a ação ‘Saúde na Praça’ para a comunidade da Vila Nova e adjacências, neste sábado (14), das 8h às 16h, na Praça da Família. A ação busca fortalecer o acesso à saúde e ampliar os atendimentos na região do Bacanga. Os atendimentos serão feitos pelos profissionais do Hospital Aquiles Lisboa.

“Estamos comprometidos em contribuir para melhorar a vida da população maranhense. A atividade Saúde na Praça soma-se às demais ações realizadas para ampliar a oferta de serviços em saúde para a população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Serão disponibilizados à população serviços de triagem (aferição de pressão e glicemia); Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); avaliação nutricional; vacinação (vacinas do calendário anual, não inclui Covid-19); avaliação odontológica; preventivo (Papanicolau); testes rápidos (HIV/Aids, hepatites, sífilis, Covid-19); atendimento social e psicológico. Haverá ainda aulas de ritmos e recreação infantil (distribuição de pipoca e algodão doce). Todos os serviços terão senhas limitadas.

“A realização desta primeira edição do Saúde na Praça na Vila Nova, além de ser uma oportunidade de aproveitar melhor os nossos espaços públicos, é também uma estratégia para ampliar o acesso aos serviços de saúde e, principalmente, celebrar os avanços que o Hospital Aquiles Lisboa e esta região tiveram nos últimos anos graças ao Governo do Estado. Como, por exemplo, a entrega do centro cirúrgico, ampliação do número de leitos, oferta de novas especialidades e a Praça da Família”, afirmou o presidente da Emserh, Marcos Grande.

O Hospital Aquiles Lisboa é referência no tratamento da hanseníase no estado e ao longo dos últimos anos ampliou sua oferta de serviços. O hospital também atende a população em consultas ambulatoriais em 15 especialidades, como dermatologia, urologia, clínica geral, ginecologia, endocrinologia, nutrição, ortopedia, neurologia, pediatria, psicologia, fonoaudiologia, podologia, fisioterapia, terapia ocupacional e odontologia.

Em fevereiro de 2021, foi entregue à comunidade a obra de expansão de leitos no Hospital Aquiles Lisboa. Foram entregues 50 leitos clínicos. Com a expansão, a unidade conta agora com 68 leitos. O hospital compõe a rede da SES e é administrado pela Emserh.

No mês de julho, também neste ano, duas salas de centro cirúrgico foram entregues pelo Governo do Estado como estratégia da rede pública para dar apoio ao Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM).

“Essa ação é de extrema importância não só para área Itaqui-Bacanga, mas para toda São Luís, proporcionando a crianças, adultos e idosos saúde de qualidade. Temos aqui no hospital um centro cirúrgico em pleno funcionamento. Essa ação tem o objetivo de desafogar a rede de saúde e esperamos conseguir resultados bem positivos”, pontuou o diretor administrativo da unidade, Carlos Eduardo Chagas de Carvalho.


Comentários