Governador Flávio Dino assina Termo de Admissão de 2mil jovens que irão atuar no Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)




O Governador Flávio Dino do Maranhão  assinou na manhã desta segunda-feira (09) durante cerimônia hibrida realizada no Palácio do Leões,  o Termo de Admissão para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Programa executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Estado, no total foram  selecionados dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, para atuação em projetos socioambientais sustentáveis nos 2017 municípios.


“O programa visa a constituição ambiental de uma inédita Rede de educadores ambientais nos 2017 municípios. A questão ambiental é um problema que demanda soluções internacionais, portanto é impossível haver soluções individuais. Mas é preciso que cada um faça a sua parte, os educadores ambientais serão protagonistas desde a difusão de boas práticas, mas também ações simples decisivas como reciclagem, a destinação correta dos resíduos solos, plantio de árvores. A Escola Ambiental visa difundir essa consciência e agora, ela vai estar representada por esses jovens”, disse o governador.

Estiveram presentes, dez jovens selecionados para o programa da Região Metropolitana de São Luís (4 de São Luís, 2 de São José Ribamar, 2 Paço do Lumiar e 2 de Raposa), autoridades, e prefeitos, dos municípios inseridos no programa, além do governador Flávio Dino, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Diego Rolim,  e a Secretária executiva de governo e coordenadora executiva, do programa, Cricielle Muniz.

Mais sobre o programa

O Programa Agente Jovem Ambiental – AJA, tem por objetivo capacitar os jovens no que tange às políticas de desenvolvimento sustentável e demais ações relacionadas à educação ambiental, bem como contribuir para a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses; Incentivar a participação dos jovens em suas comunidades, buscando conscientizar a população local da importância da união em torno de ações que resguardem a sustentabilidade ambiental; Propiciar o desenvolvimento da autoestima e do sentimento de pertencimento familiar e comunitário com vistas a uma perspectiva positiva de vida pelos jovens participantes do Programa; Qualificar social e profissionalmente jovens por meio de ações socioambientais; Contribuir para a efetivação da Política e do Plano Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão.

No total, são oferecidas 2 Mil vagas para o Programa Agente Jovem Ambiental, que tem como público-alvo jovens residentes em municípios do Estado que possuam entre 16 (dezesseis) e 21 (vinte e um) anos de idade, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, além de conceder auxílio financeiro de R$ 250,00 mensais para participação nas atividades de promoção de ações ambientais em espaços públicos, de acordo com o Artigo 7º da Lei 11.425/2021.








Comentários