Em encontro com gestoras regionais, Secap articula ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Evento fortalece as ações de combate à violência contra as mulheres maranhenses (Foto: Divulgação)


Na quinta-feira (29), a Secretaria de Estado de Articulação Política do Maranhão (Secap) promoveu o encontro “Secap na Prevenção à Violência Contra as Mulheres”. O evento fortalece as ações de combate à violência contra as mulheres maranhenses, no âmbito das responsabilidades institucionais da Secretaria, além de organizar as 32 Superintendências Regionais da Secap para acolher mais mulheres em todo o estado.

Para o secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Jr, o encontro possibilita o fortalecimento das ações de governo para a ampliação das políticas de acolhimento às mulheres no estado.

“A ampla capilaridade da Secap, presente em 32 Superintendências Regionais espalhadas em todo o Maranhão, além de suas competências institucionais junto aos poderes, é uma ferramenta estratégica neste momento para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres do nosso estado. É uma oportunidade para que, em parceria com todas as secretarias, possamos fazer chegar a todas as mulheres, ações de educação, saúde e prevenção”, disse Rubens.

A ação, feita em parceria com Casa da Mulher Brasileira (CMB) e a Patrulha Maria da Penha, se estenderá com atividades ao longo do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, a fim de mobilizar a população pelo fim da violência contra esse grupo.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou desta parceria e da importância das ações coletivas. “A Secretaria de Estado da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, a Secretaria de Articulação Política e todos os órgãos de atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher, tem feito ações coletivas durante todo esse tempo e tem provocado também todos os homens, porque o enfrentamento não é só uma coisa de mulher”, argumentou.

Para a coronel Augusta, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a iniciativa da Secap une forças com os órgãos que tratam a questão diretamente. “É muito importante essa união de forças, a gente só vai conseguir um bom resultado com a união dessas forças, e eu fiquei muito feliz com a iniciativa do secretário Rubens Jr de fazer esse evento”, agradeceu.

Carta dos Direitos das Mulheres

Uma carta que reúne a legislação estadual de proteção à mulher em estado de vulnerabilidade foi entregue a todos os participantes e imprensa no local durante o evento. A carta tem o objetivo de auxiliar eventuais vítimas de violência doméstica a conhecerem os canais de denúncia e acolhimento em todos os 217 municípios maranhenses. Essa conscientização multiplicadora das 32 Superintendências Regionais da Secap será feita graças a ampla capilaridade da pasta, presente em todos os municípios do Maranhão, sendo estratégico neste momento que antecipa a campanha do Agosto Lilás. Além de serem agentes multiplicadores de informação sobre formas de prevenção e enfrentamento à situação de violência, os superintendentes também monitoram as políticas de governo no setor.

Comentários