Prefeito Eduardo Braide participa de solenidade de 32 anos da Guarda Municipal e faz entrega de oito novas viaturas para a corporação

Foto: @Divulgação

O prefeito Eduardo Braide participou, na manhã de terça-feira (6), da solenidade de comemoração dos 32 anos da Guarda Municipal de São Luís, realizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Na ocasião, foi feita a entrega de oito novas viaturas, ampliando a frota usada em serviço pela corporação. A programação contou ainda com homenagens a membros da Guarda em reconhecimento à sua importância para a cidade.

“Tenho muito orgulho da nossa Guarda Municipal, que é formada por homens e mulheres dedicados e valorosos. Não existe aniversário sem presente, por isso, estamos melhorando as condições de trabalho e ampliando a estrutura da corporação com a entrega de oito novas viaturas. Destaco ainda a importância dos serviços prestados à nossa cidade, sobretudo durante nossa campanha de vacinação contra Covid-19 na qual a Guarda Municipal tem sido fundamental na logística de transporte, escolta e segurança das vacinas e dos postos de imunização”, destacou o prefeito Eduardo Braide durante a solenidade.
 
Foto: @Divulgação

Diversas autoridades e representantes das forças de Segurança, Armadas e de Salvamento prestigiaram as comemorações, entre elas, o comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), tenente-coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro; o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), tenente-coronel Curvo; o superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Américo Jovino; o Capitão de Fragata André Vinícius Faro Nunes, representando a Capitania dos Portos do Maranhão; o comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Sandro Amorim; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol/MA), Marconi Lima; a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, também esteve presente na solenidade.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, ressaltou a importância da Guarda Municipal para a população de São Luís.

“A Guarda Municipal de São Luís realiza diversas ações diariamente que contribuem para a organização da nossa cidade. Este trabalho é fruto da dedicação de cada homem e mulher que compõem esta força e também da preocupação da Prefeitura em capacitar e valorizar esses profissionais”, disse.
 
Foto: @Divulgação

Novas viaturas

As oito novas viaturas entregues hoje pelo prefeito Eduardo Braide serão distribuídas entre a Guarda Municipal, a Defesa Civil Municipal e as equipes de Guarda Vidas. Com isso, a frota da corporação passa a ser de 22 veículos, melhorando e ampliando a estrutura de trabalho das equipes.

O secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso Júnior, falou de outras ações que estão sendo desenvolvidas para melhor equipar a Guarda Municipal.

Foto: @Divulgação

“Além destas novas viaturas que o prefeito Eduardo Braide está entregando hoje e que irão renovar nossa frota, estamos finalizando um convênio com a Polícia Rodoviária Federal para a doação de mais viaturas, armamentos e munições. Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta que está sendo realizado pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, receberemos mais uma viatura. Em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária vamos fazer a atualização profissional dos nossos guardas municipais. Estamos ainda contratando 50 novos bombeiros civis para reforçar nossos quadros. Desta forma, por meio de investimentos próprios e parcerias, vamos modernizar a Guarda Municipal de São Luís”, informou.

O comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Cosmo Sampaio, afirmou que os novos investimentos vão dar melhores condições de trabalho aos guardas.

“A Guarda Municipal é parte integrante das forças de segurança da nossa cidade e tem papel fundamental para a manutenção da ordem pública e equilíbrio social. Além disso, o nosso trabalho garante o fortalecimento da cultura de segurança cidadã em nossa cidade. Para isto é necessário garantir a estrutura precisa e valorizar a corporação, o que temos percebido na gestão do prefeito Eduardo Braide”, disse.
Foto: @Divulgação

Programação

A programação pelos 32 anos da Guarda Municipal começou na área externa da Semusc com a execução da Louvação a São Luís pela Banda da Guarda Municipal. Em seguida, foram entregues os troféus aos vencedores do Torneio de Tiro realizado no sábado (03), na sede do 24º BIS, como parte integrante das celebrações.

Foto: @Divulgação

Na categoria individual, recebeu o troféu de primeiro lugar, o guarda municipal e instrutor de tiro Jackson Pinho Silva; o Capitão do Exército, Marco Nobre ficou em segundo lugar; e em terceiro, o Guarda Municipal e músico da banda Assis Moraes Silva. Também foi entregue o troféu de equipe campeã, os guardas municipais Luiz Fernando de Reis Matos e Osvaldo Teixeira Nunes Filho, vencedores com a Equipe Administrativa.

Em seguida, foram entregues certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados à regente da Banda da Guarda Municipal, Maria Auxiliadora Penha; e os guardas municipais Maria Lenir Sousa, Orliman Costa Cavalcante e José Ribamar Sousa Gomes.

Após os parabéns, o prefeito Eduardo Braide recebeu de presente dois chapéus personalizados, um da Guarda Municipal e outro da Defesa Civil Municipal, e em seguida vistoriou as instalações da Central de Videomonitoramento, que é composta por 198 câmeras por meio da qual a Semusc monitora em tempo real, 24h por dia, durante toda a semana, os principais pontos da região central de São Luís, abrangendo o Centro Histórico, a entrada da Rua Grande, Anel Viário, Fonte do Bispo e parte da Areinha. Por meio da central já foi possível coibir ações de vandalismo e infrações nestas áreas.
 
Foto: @Divulgação

A Semusc conta ainda com uma Central de Videomonitoramento localizada no Parque do Bom Menino, com 90 câmeras para monitorar o parque e o entorno.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de São Luís foi criada pela Lei Municipal Nº 2.968, de 06 de julho de 1989, e é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.

Foto: @Divulgação

Tem por finalidade atuar como órgão operacional da segurança pública municipal em atividades de prevenção do crime, criminalidade e desordem pública; apoiar a fiscalização do cumprimento às posturas municipais; realizar atividades de prevenção e salvamento nas praias, rios, lagoas, lagos e outras localidades do Município; apoiar ações de Defesa Civil; organizar e manter a Banda de Música Oficial do Município; realizar a proteção de bens, serviços e instalações municipais entre outras ações.

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a solenidade de comemoração dos 32 anos da Guarda Municipal de São Luís, os secretários municipais de Cultura, Marco Duailibe; Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; Turismo, Saulo Santos; Planejamento, Simão Cirineu; Informação e Tecnologia, Diego Rodrigues; Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; Desportos e Lazer, Ricardo Diniz; Urbanismo e Habitação, Bruno Pereira; Governança Solidária e Orçamento Participativo, Pavão Filho; o adjunto de Comunicação, Igor Almeida; e de Administração, Rodrigo Valente; a presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM), Nádia Quinzeiro; e o diretor da Blitz Urbana, Asbhel Muniz.





Comentários