ASSISTA: Flávio Dino anuncia premiação de até R$ 10 mil para quem tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid no MA

 Do G1 COM EDIÇÃO DO BLOG



O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou em entrevista à CBN nesta quarta-feira (16), que vai editar um decreto que cria a premiação em dinheiro para quem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Maranhão.


O governador explicou que a medida foi tomada devido a baixa adesão à segunda dose da vacina, que até o momento, já foi aplicada em apenas 7,96% da população do estado, segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, divulgado na terça-feira (15). O objetivo é incentivar que a população procure os postos de vacinação para a segunda dose.


Segundo Flávio Dino, a premiação será feita por um sorteio, com valores que podem chegar até R$ 10 mil. Após tomar a segunda dose, o vacinado vai receber um número que será cadastrado no sistema do Ministério da Saúde e servirá como controle da premiação. Os primeiros sorteios devem ser realizados a partir da próxima semana.


Dino considera a medida necessária, entretanto, ele afirma que preferia que a 'consciência cidadã' fosse exercida neste momento, mas vê dificuldades nisso devido ao aumento de fake news sobre a eficácia da vacina que são divulgadas diariamente nas redes sociais.


"Eu considero que isso é necessário. Há quem pense que a consciência cidadã deveria prevalecer, eu também, mas no contexto que a mensagem contraditória, de mentiras [sobre a vacina], essas ações acabam sendo imprescindíveis para o combate do coronavírus", disse.


Outras ações



Desde o início do mês de junho, o Maranhão tem realizado uma série de ações para acelerar a imunização da população contra a Covid-19. Dentre elas, a realização de 'Arraiais da Vacinação', em pontos estratégicos da Grande Ilha e outros municípios maranhenses.


No último fim de semana, dois arraiais da vacinação foram realizados simultaneamente para os quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e Timon, cidade a 450 km de São Luís.


Durante a ação, brincadeiras da cultura junina do Maranhão se apresentaram e mingau de milho foi distribuído para quem foi ao local se vacinar. No local, foram vacinadas pessoas a partir de 29 anos contra o novo coronavírus.



Mingau de milho foi distribuído a população que se foi se vacinar no Arraial da Vacinação na Grande Ilha de São Luís — Foto: Governo do Maranhão/Gilson Teixeira



De acordo com o governo do Estado, 9.923 pessoas se vacinaram durante o arraial da vacinação na Grande Ilha de São Luís. Já em Timon, em 10 horas de vacinação, foram aplicadas 6.408 doses.

Com isso, o governo deve continuar realizando ações semelhantes durante todo o mês de junho. Nesta semana, um Arraial da Vacinação com oferta de doses para pessoas a partir de 25 anos, no bairro da Cidade Olímpica, na capital maranhense. As doses serão aplicadas até a sexta-feira (18).





Comentários