Eduardo Braide lança “Prefeitura no Bairro” no Coroadinho



O prefeito Eduardo Braide lançou no Coroadinho, na quarta-feira (5), o projeto “Prefeitura no Bairro”, um conjunto de ações de sua gestão para levar serviços de revitalização e reestruturação para bairros de São Luís. No Coroadinho serão investidos R$ 1 milhão em obras de mobilidade urbana, reforma de praças, adequações em unidades de saúde, limpeza urbana, iluminação pública, entre outras demandas antigas da comunidade.

“O programa Prefeitura no Bairro no Coroadinho está trazendo um conjunto de ações de diversas secretarias municipais que trabalharão ao mesmo tempo no Coroadinho, fazendo a recuperação asfáltica de ruas e avenidas, readequação de espaços como praças e do campo de futebol, implantação de novos equipamentos esportivos e sociais, além da troca da iluminação pública, que é algo fundamental para a comunidade se sentir mais segura. Também vamos melhorar o acesso ao bairro com a abertura de um novo retorno na avenida e a implantação de sinalização horizontal e vertical. Ao fim deste trabalho, a população terá muito mais qualidade de vida”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Foto: @Divulgação

Os serviços no Coroadinho estão sendo realizados de forma conjunta pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp); Trânsito e Transportes (SMTT); o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur); do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), entre outros órgãos municipais.

Serviços


Desde o início da semana, o bairro começou a receber serviços de limpeza urbana como recuperação asfáltica, capina e roçagem. Também será feita a poda das árvores, fundamental para evitar problemas como a perda de eficiência da iluminação pública e o rompimento de cabos condutores da rede elétrica. A região conhecida como Alto São Sebastião receberá a implantação de um Ponto Limpo, acabando com um local de descarte irregular de lixo. Também será feita a pintura dos canteiros por todo o bairro.


A iluminação pública será modernizada com a troca da rede antiga pela iluminação de LED, que é mais eficiente e econômica. Serão substituídos os pontos de iluminação, beneficiando as principais vias do bairro, melhorando a segurança da população.

Infraestrutura

O bairro vai receber ainda importantes intervenções de infraestrutura. Será feita a reforma do Campo Jairzão, que receberá novo gramado, pintura dos muros, reestruturação das arquibancadas, implantação de sistema de irrigação simples e construção de uma arena de areia. Na Praça Nossa Senhora do Carmo, que fica ao lado do campo, será feita a substituição do alambrado da quadra poliesportiva, a melhoria na iluminação, pintura de mural com arte urbana feita pela artista Railde Diniz, moradora do Coroadinho.

Para garantir acessibilidade serão implantadas, também, rampas de acesso. O espaço ganhará ainda colocação de um alambrado de contenção entre o estacionamento e o canal.

A escadaria da Rua da Vitória será reformada e receberá os serviços de colocação de corrimão para melhorar a acessibilidade e segurança dos passantes. Para embelezar ainda mais a área, será feita pintura de arte urbana pelo artista Cristóvão Nogueira. A Prefeitura também entregará uma nova praça na área do antigo Campo do Burro Brabo junto com um totem personalizado em homenagem ao bairro do Coroadinho.


Segundo o titular da Semosp, David Col Debella, este volume de ações irá impactar positivamente na vida dos moradores.

“Vamos trazer um impacto importante na melhoria das condições de vida da população do Coroadinho com a realização das diversas intervenções que o bairro vai receber. São ações estratégicas como a realocação de postes e canteiros para melhorar os acessos viários ao bairro e tornar a iluminação pública mais eficiente. Faremos ainda serviços de manutenção de vias públicas, reforma de diversos equipamentos urbanos de lazer entre outras”, informou.

Mobilidade Urbana

O bairro também receberá melhorias na mobilidade urbana. Será feita a recuperação asfáltica das principais vias e avenidas do bairro, priorizando as rotas do transporte público e as áreas de maior fluxo de veículos, melhorando a mobilidade urbana.

O prefeito Eduardo Braide anunciou, na oportunidade, a mudança no trânsito na Avenida dos Africanos, com a implantação de um novo retorno de acesso ao Coroadinho fazendo a ligação com a Rua Bom Jesus.

Para melhorar os acessos viários, o bairro ainda receberá a implantação de sinalização horizontal e vertical nas áreas de maior fluxo de pedestres e motoristas. Será feita a colocação de um novo abrigo para usuários de transporte público, na Avenida dos Africanos, ao lado do Campo Jairzão, garantindo mais conforto durante a espera pelo coletivo.

Por meio do programa “Prefeitura no Bairro” também será feita a reestruturação da Unidade Mista do Coroadinho e do Centro de Saúde Dr. Antônio Guanaré.

Todas as ações do programa são frutos de reivindicações antigas da população, mapeadas pelo Município. Após o encerramento dos trabalhos no Coroadinho a Prefeitura seguirá com os mesmos serviços para outros bairros de São Luís.

Durante o lançamento do programa, o prefeito Eduardo Braide esteve acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita, Esmênia Miranda; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; Desportos e Lazer, Ricardo Diniz; do presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior; do presidente do Impur, Walber Júnior; e dos vereadores Nato Júnior (PDT) e Daniel Oliveira (PL).

Comentários