Ações em alusão à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes são realizadas no MA

Com o tema “Você denuncia, a gente cuida” campanha tem o objetivo de alinhar o fluxo de atendimento e fortalecer a rede de assistência a esses casos.


Por G1 MA — São Luís




Foto ilustrativa 


No mês de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), está realizando uma campanha com o tema “Você denuncia, a gente cuida”. O objetivo da campanha é alinhar o fluxo de atendimento e fortalecer a rede de assistência a esses casos.

Dentro da programação, as equipes estão, nesta semana, visitando a Regional de Saúde de Zé Doca, uma das regiões do estado com o maior índice de gravidez em meninas menores de 14 anos. Dados da SES mostram que nessa Regional de Saúde, foram registrados 117 casos de gravidez nessa faixa etária no ano de 2016; em 2017, 113 casos; o ano de 2018 apresentou queda, com o registro de 91 casos; já em 2019, houve um aumento e o ano fechou com 99 casos, número que se manteve em 2020, quando também foram registrados 99 casos de meninas menores de 14 anos grávidas.

O objetivo da equipe do DASCA é conhecer e organizar o fluxo e a assistência, e além disso, saber como esses municípios estão trabalhando para captar esses casos, receber essas vítimas e notificar os casos.

A mesma ação será realizada no próximo mês na Regional de Saúde de Santa Inês, além de outras regionais que também apresentam altos índices de gravidez precoce e de possível violência sexual contra meninas menores de 14 anos.

Programação

A programação começou no último dia 4 de maio, com a realização de visitas ao Sistema de Garantia de Direito – SGD, que atende ao fluxo de crianças e adolescentes vítimas de abuso e/ou exploração sexual na região metropolitana. Nesses locais, foram realizadas rodas de conversa com profissionais para conhecimento do fluxo de atendimento, perfil de usuários atendidos, experiências exitosas, corpo técnico, etc.

Na Regional de Saúde de Zé Doca, as ações são voltadas para profissionais de saúde, coordenadores de Atenção Primária, Regionais de Saúde, gestores e profissionais da Educação e da Assistência, e acontecem até sexta-feira (21).

Canais de Denúncia

O Disque 100 é o canal de denúncias oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e recebe denúncias anônimas de qualquer violação de direitos humanos, incluindo situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para realizar a denúncia, Disque 100, de forma gratuita, de qualquer parte do Brasil. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana. Após a ligação, o órgão encaminha a denúncia aos órgãos competentes na cidade de origem da criança ou do adolescente, para investigação.

Também é possível fazer a denúncia no Conselho Tutelar, Ministério Público ou Órgãos Policiais, que pode ser a Polícia Civil, através do Disque 197; Polícia Militar, através do Disque 190; e Polícia Rodoviária Federal, através do Disque 191.

Comentários