Prefeitura de São Luís inicia nesta terça-feira (27) vacinação contra Covid-19 em idosos de 60 ano



Idosos de 60 anos começam a receber nesta terça-feira (27) a vacina contra a Covid-19. A exemplo do que vem acontecendo desde o início da campanha, a Prefeitura de São Luís organizou a vacinação por mês de nascimento para evitar aglomerações. A vacinação para esta faixa etária segue até quinta-feira (29) e será aplicada, exclusivamente, no Centro de Municipal de Vacinação e no drive thru instalados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nesta terça-feira, vacinam pela manhã os idosos de 60 anos nascidos nos meses de janeiro e fevereiro e à tarde os nascidos em março e abril.

O prefeito Eduardo Braide destacou que a Prefeitura de São Luís tem avançado com as faixas etárias e os públicos-alvo a proporção que recebe novas doses.

“Temos todo o esquema de vacinação planejado e sempre que chegam novas doses avançamos com a imunização. A vacina para os idosos de 60 anos segue na quarta-feira e na quinta. Na quarta pela manhã, vacinam aqueles nascidos nos meses de maio e junho e à tarde em julho e agosto. Na quinta-feira, serão vacinados pela manhã os nascidos em setembro e outubro e à tarde os nascidos em novembro e dezembro”, explicou o prefeito Eduardo Braide destacando ainda que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue com a vacinação da segunda dose e com a vacinação de profissionais da área de educação das redes municipal e particular de ensino.

Foto: Divulgação

Documentação

Ao comparecer ao local de vacinação, os idosos devem apresentar comprovante de residência e documento de identidade com foto. Em relação aos profissionais da rede municipal de educação continuam sendo vacinados nesta terça-feira profissionais da ativa, com 50 anos ou mais, que atuam na rede básica de São Luís, conforme lista encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a Semus. Pela manhã, vacinam os nascidos de janeiro a junho e à tarde de julho a dezembro. Para esses profissionais, a vacinação também está sendo realizada no Centro de Vacinação instalado na UFMA.

O mesmo vale para os profissionais da rede particular: serão vacinados profissionais da ativa, com 50 anos ou mais, que atuam nas redes escolares ou instituições, conforme lista encaminhada pelos estabelecimentos de ensino à Semus. Para estes profissionais o horário de vacinação também segue o mesmo determinado para os da rede pública municipal.


Para quem já recebeu a vacina o sentimento é de confiança em dias melhores. “Sabemos que não podemos relaxar com o uso da máscara, higienização e distanciamento social, mas a vacina nos dá esperança de dias melhores. Aumenta a nossa confiança e a fé em Deus de que estamos mais protegidos contra essa doença”, disse Zacarias Nunes Lopes, Gestor Escolar que tomou nesta segunda-feira a primeira dose da vacina.

“Estava muito ansiosa para ser vacinada. Nós estamos na ativa, na sala de aula, e a vacina é uma segurança para todos, para os professores e alunos. Estou muito feliz por receber a primeira dose e pela perspectiva de logo estar imunizada, depois da segunda dose”, disse a professora Sergiana Gonçalves, que também se vacinou nesta segunda-feira.

Comentários