Nova diretoria da ESMAM toma posse nesta sexta (19)



Jorge Figueiredo e João Santana Sousa vão dirigir a escola no biênio 2021 - 2022
foto/divulgação: Ribamar Pinheiro


Os desembargadores José Jorge Figueiredo dos Anjos e João Santana Sousa tomam posse, como diretor e vice-diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), respectivamente, nesta sexta-feira (19), às 10 horas. A solenidade virtual será transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Maranhão na plataforma YouTube (tjmaoficial), com a participação de magistrados, servidores e autoridades convidadas.

A nova diretoria foi eleita para o biênio 2021/2022 – por aclamação – no dia 3 de fevereiro, durante sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Jorge Figueiredo sucederá o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, com quem atuou como vice-diretor, à frente da ESMAM de 2019 - 2020

ESMAM

Criada há 34 anos, a ESMAM possui como missão promover a formação inicial e continuada de magistrados e servidores do Judiciário maranhense e oferecer serviços jurídico-educacionais para a comunidade, contribuindo para aumentar a efetividade na prestação jurisdicional por meio do ensino e da pesquisa.

 NOVA DIRETORIA

JOSÉ JORGE FIGUEIREDO DOS ANJOS

Natural de São João Batista (MA), o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos é membro da 6ª Câmara Cível do TJMA. Especialista em Ciências Criminais pela Universidade CEUMA (UNICEUMA) e em Direito Constitucional pelo Centro Universitário Dom Bosco (UNDB). Exerceu os cargos de juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e delegado da Polícia Civil do Estado do Maranhão. Também foi juiz titular da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Luís e servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Foi membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), onde ocupou o cargo de Ouvidor, tendo sido de sua iniciativa a criação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), no âmbito da Justiça Eleitoral do Maranhão.

JOÃO SANTANA SOUSA

O desembargador João Santana Sousa nasceu em Queira-Deus, no município de Grajaú (MA). Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (Goiás), em 1977. Atuou como advogado até o ano de 1981, quando deixou a profissão para exercer a Magistratura. Já exerceu o cargo de diretor dos fóruns de São Luís e Imperatriz.

Foi integrante do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), onde atuou como corregedor eleitoral. Também já foi vice-diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e coordenador do Comitê Estadual para o Monitoramento e Assistência à Saúde, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Possui diversas publicações na Revista da Escola Superior de Magistratura do Maranhão, entre acórdãos e sentenças judiciais.

Comentários