Governo contabiliza cerca de 80 mil atendimentos oncológicos no Hospital de Câncer em 2020


Ana Flávia Lustosa (Foto: Julyane Galvão)



No Dia Mundial de Combate ao Câncer, no último dia 4 de fevereiro, o Governo do Maranhão destacou os avanços que reforçam a luta contra a doença no estado. Entre eles, estão a realização de mais de 80 mil atendimentos no Hospital de Câncer em 2020, unidade de referência em assistência oncológica no estado; e o contrato que ampliou o acesso de pacientes à radioterapia, tirando 235 pessoas da fila de espera pelo procedimento.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressalta que os investimentos resultam da preocupação do Governo do Estado em oferecer melhores condições de atendimento aos pacientes oncológicos. “Desde o início da gestão, estamos trabalhando para que a assistência aos pacientes oncológicos seja ampliada e cada vez mais completa. Pessoalmente, entendo o que sofre uma família que luta junto com o paciente, sei o quanto um atendimento qualificado e humanizado pode fazer a diferença”, destaca Carlos Lula.

Para garantir a assistência aos pacientes, mesmo em ano de pandemia, o poder público estadual manteve a capacidade total do atendimento no Hospital de Câncer em 2020. Durante o ano, foram registrados na unidade de saúde 79.928 atendimentos, entre internações, consultas, quimioterapias, exames, entre outros.

A diretora administrativa do Hospital de Câncer, Ana Flávia Lustosa, destaca a importância do atendimento oferecido aos pacientes oncológicos. “Ao longo dos anos, nos aperfeiçoando em relação à humanização, não somente do paciente, mas também do acompanhante que, de certa forma, fica internado junto com o paciente. Hoje, dispomos de uma Casa de Apoio destinada aos familiares dos pacientes que vêm do interior do estado. Além de uma série de projetos e ações para minimizar o tempo de internação e o sofrimento de pacientes e familiares”, ressalta.

Um dos pacientes atendidos no Hospital de Câncer, Nielber Fonseca, avalia positivamente o atendimento. O motorista de aplicativo, de 32 anos, conta que em 2014 descobriu um linfoma de hodinkg, câncer que se instala no sangue, semelhante à leucemia e realizou seu tratamento no Hospital de Câncer em São Luís. “Realizei o meu tratamento no hospital, com sessões de quimioterapia, infelizmente o tratamento não foi o suficiente para eliminar a doença por completo, por isso precisei realizar um transplante que só poderia ser feito em São Paulo”, conta Nielber Fonseca.

O motorista contou que o Governo arcou com todas as despesas, desde as diárias, até a hospedagem e passagem aérea. “Depois da cirurgia, ainda permaneci na cidade por 6 meses, e de lá, graças a Deus voltei curado. Eu serei muito grato pelo resto da minha vida à equipe do Hospital de Câncer e ao Governo do Maranhão, pois nunca faltou medicação e até hoje faço meu acompanhamento anual”, acrescentou Nielber Fonseca.

Investimentos

Além de outros investimentos já realizados pelo Governo do Estado na área da assistência oncológica, no ano passado, o poder público estadual firmou um contrato com o Hospital São Domingos. Através do contrato, pacientes que aguardavam na fila de espera para a realização de radioterapia no Hospital Aldenora Bello, passaram a ser atendidos na unidade. 235 pacientes já iniciaram o tratamento no Hospital São Domingos.

O Governo do Estado conta também com serviços de tratamento contra o câncer nas cidades de Imperatriz e Caxias.

Dados

A maior parte dos pacientes tratados no Hospital de Câncer são de diagnosticados com câncer de próstata. Enquanto 25% dos pacientes tratam do câncer de próstata na unidade, 25% foram diagnosticadas com câncer de mama, 16% com Leucemia Mieloide Crônica (LMC), 6% com trombocitemia, 5% mieloma múltiplo e os demais com câncer de colo uterino, cólon, pulmão, ovário, entre outros.

Comentários