Buscando ampliar acesso às vacinas, Flávio Dino tem reunião com Embaixada da China

Governador Flávio Dino em reunião virtual com a Embaixada da China


O governador Flávio Dino participou, na manhã desta sexta-feira (05), de reunião virtual com a Embaixada da China. O encontro foi promovido pelo Fórum Nacional de Governadores, que reúne líderes do Executivo das 27 unidades da federação.

Durante a reunião, governadores e o embaixador Yang Wanming discutiram sobre a possibilidade do país chinês ampliar a cooperação com o Brasil na luta contra o coronavírus, com a oferta de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), para produção de vacinas no país, bem como a possibilidade de outros imunizantes chineses serem incluídos no Plano Nacional de Imunização.

Em sua fala, o governador Flávio Dino reconheceu as múltiplas contribuições que a China tem prestado ao Brasil desde o início da pandemia, com a oferta de insumos, equipamentos de proteção dos profissionais e vacinas.

Flávio Dino também destacou a necessidade da colaboração ser intensificada com os estados da Amazônia Legal nesses primeiros meses do ano, uma vez que o período de chuvas tende a aumentar a contaminação por Covid-19 na região, já que as pessoas passam mais tempo reclusas em ambientes sem ventilação natural. 

“Queremos abrir uma outra possibilidade. Outras empresas chinesas, além da Sinovac (que possui vínculo com o Instituto Butantan), estão produzindo imunizantes. Alguns dos estados da Amazônia brasileira, inclusive o estado do Maranhão, têm essa possibilidade de aquisição direta”, informou o governador Flávio Dino.

De acordo com o governador, a intenção da compra direta é fortalecer o Plano Nacional de Imunização. “Fazer com que ele ande mais rápido, exatamente pela dramaticidade da situação humana da nossa população. De modo que apreciaria muito, em nível do Consórcio da Amazônia Legal, se fosse possível contatos bilaterais, intermediado pela Embaixada junto a outros laboratórios que tenham a oferta de imunizantes”, disse.

Comentários