Em nota Conselho da Condição Feminina esclarece tumulto gerado por candidata Mary Ferreira!

A candidata a vereadora, Mary Ferreira, causou uma grande confusão ao tentar falar em nome do candidato a prefeito de São Luis, Rubéns Pereira Júnior do (PCdoB), a candidata do PT, se colocou durante o evento como representante com prerrogativa de falar pelo candidato, fato que viola a Lei Eleitoral, haja vista a candidata não estava registrada no TRE para tal. O candidato não mandou representante e nem avisou aos organizadores do encontro que enviaria alguém. 

Entenda o caso aqui: Feminista tumultua Diálogo com candidatos a prefeito, apoia Fake News, e enfraquece a luta das mulheres no Maranhão!

Indignada, por não poder falar em nome do candidato Rubens Júnior, a candidata resolveu gerar um foto que não ocorreu, sendo que existem áudios de gravação do evento que comprovam, que, nunca ocorreu ofensa ou qualquer ato de candidatos a prefeito em relação a candidata. Portanto, o candidato Duarte, nem sua assessoria não se dirigiram à candidata. Mas a mesma induziu o seu assessor ao erro ao publicar no seu blog, a matéria: Duarte Jr tumultua debate promovido pelo movimento feminista com candidatos a prefeito

Por conta de toda a celeuma e repercussão que só enfraquece a luta feminina e feminista no Maranhão e para que a verdade prevaleça, o Conselho Municipal da Condição Feminina, que realizou no último dia 27 o Diálogo com os Candidatos, na Casa do Trabalhador,  evento no qual ocorreram os fatos, encaminhou nota de esclarecimento à imprensa, confira abaixo.



NOTA


O Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e permanente que tem por missão: “definir, acompanhar e avaliar as políticas públicas voltadas para a efetiva valorização da mulher na perspectiva de gênero, raça e etnia com vistas à cidadania e garantia de direitos no âmbito do município de São Luís”, completando 19 anos, criado pela Lei Municipal 3.984, de 28/09/2001 e alterado pela Lei 6.146, de 20/12/2016. 

O CMCF no contexto político partidário vem realizando desde 2012 diálogos com candidatos à Prefeitura de São Luís e à Câmara Municipal: 
➢ 2ª edição com as candidatas a Vereadoras em 15/10/2020 
➢ 3ª edição os candidatos a prefeito e vice à Prefeitura de São Luís em 27/10/2020. Elaboração das etapas de trabalho: 
➢ Reuniões preparatórias do CMCF e do Fórum de Maranhense de Mulheres - FMM; 
➢ Contatos com as assessorias de comunicação dos candidatos e ate mesmo pelo Whatsapp, enviando o card;
➢ Elaboração da Carta Compromisso para ser assinada pelos candidatos;
➢ Elaboração da Carta Compromisso do Fórum Maranhense de Mulheres - FMM; 
➢ Confecção de Caneta do CMCF SLZ 19 anos. Divulgação de Material de Campanha sobre a Lei Maria da Penha
➢ Mini card sobre a Lei Maria da Penha Divulgação de Material de Campanha da Rede Amiga da Mulher, Campanha sobre o combate a violência Organização de pastas por segmentos para assinatura e frequências: 
➢ Candidatos a Prefeito e Vice Prefeito; ➢ Conselheiras; ➢ Representantes de Instituições; ➢ Representantes de Entidades; 
➢ Outras Representações. 

Em 15/10/2020 às 15h foi realizado o diálogo com as candidatas a vereadoras com participação de representantes de vários partidos que foram convidados por e-mail e pelo whatsapp, tendo sido elaborado o devido relatório do evento. Em 27/10/2020 às 15h iniciamos o diálogo com os candidatos à Prefeitura de São Luís foram os anfitriões o Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís, representado pela assistente social Silvia Leite e o Fórum de Maranhense de Mulheres – FMM representado pela coordenadora Profa. Neuzeli Almeida. Dinâmica do Evento:

 1.A jornalista Rose Castro, cerimonialista, fez a abertura do evento, saudando a todas as pessoas presentes; 

2. Inicialmente a Profa. Neuzeli Almeida explanou a importância do evento no sentido de fomentar a política das mulheres; 

3.A assistente social Silvia Leite destacou o Plano Municipal de Política para as Mulheres de São Luís e a necessidade de uma maior atenção do executivo e do legislativo, compromisso que deve ser de todos visando efetivar essas políticas; 

4. Composição da mesa pelos candidatos e candidatas e saudação aos participantes; 5.Leitura da Carta Compromisso, manifestação dos candidatos sobre o teor da mesma, seguindo a solenidade com a assinatura dos candidatos presentes.

 Dos fatos: 1. O candidato do Bira do Pindaré se apresentou tendo comunicado anteriormente, um compromisso na TV Guará o que o impediria de ficar ate o final, assegurando que assinaria a Carta Compromisso antes de se retirar, fato que de imediato foi questionado pela Sra. Gleice Salazar (conselheira tutelar da área Itaqui Bacanga) que estava na plenária, situação pacificada;

 2. Foi dada a sequência de fala dos candidatos, sendo oportunizado a cada um o tempo de 2 minutos. Iniciou-se com Bira do Pindaré, Profa. Esmênia Miranda (vice do Eduardo Braide), Lucimar Correa (vice do Neto Evangelista), Hertz Dias, Franklin Douglas, Fabiana Vilar (vice de Fabiana Vilar) e Duarte Junior. 

3. O candidato Rubens Junior não compareceu e nem o vice como também não informou a Comissão Organizadora eventual substituição porem a candidata a vereadora Mary Ferreira se manifestou dizendo ter recebido a incumbência de representar o candidato Rubens Junior na mesa o que lhe foi concedida e, no momento de se manifestar houve rejeição de algumas candidatas a vereadoras que estavam na plenária. Advogadas foram consultadas sobre a participação da candidata na mesa e, que afirmaram não ser permitida a Manifestação dela em substituição ao candidato.

4.Franklin Douglas enfatizou a importância da Carta para fortalecer o programa de governo municipal. 

5. A candidata a vice prefeita Fabiana Vilar se comprometeu a cumprir as reivindicações da Carta ao lo do candidato Duarte Junior e teceu comentários sobre o mal atendimento às mulheres na Casa da Mulher Brasileira; 6. Sra. Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira solicitou a organização do evento direito de resposta sobre a manifestação de Fabiana Vilar quando então explicou o funcionamento da Casa da Mulher.

 Diante desses fatos a programação foi alterada pelo clima desagradável que se instalou, o Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís - CMCF no compromisso de promover esse diálogo, orientou que apenas os candidatos a prefeito e vice prefeita se manifestassem conforme seus registros eleitorais no TRE seguindo a legislação. Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís – CMCF realiza por 19 anos, suas atividades com seriedade e respeito às mulheres e repudia quaisquer distorções das finalidades Eleições municipais passarão e a luta continua.


VEJA ANEXO ABAIXO!







Comentários