DUARTE DIALOGA COM A COMUNIDADE E APRESENTA DEZ AÇÕES PARA A ÁREA DA SAÚDE

 

DUARTE DIALOGA COM A COMUNIDADE E APRESENTA DEZ AÇÕES PARA A ÁREA DA SAÚDE



Deputado Duarte Jr e o secretário Marcos Pacheco Deputado Duarte e o secretário Marcos Pacheco

O último encontro foi um dos vários diálogos que o pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) tem realizado ou é convidado para participar. Em pauta, foram abordadas ações para a saúde, como medidas de prevenção, redução de filas para consultas e acompanhamento de pacientes na pós-covid. A área da saúde é, ao lado da educação, a principal bandeira defendida pelo ex-presidente do PROCON.

Além do público em geral, estiveram profissionais da saúde; o médico, professor e secretário de Políticas Públicas do Maranhão, Marcos Pacheco – também coordenador do plano de propostas de Duarte -; a candidata a vice-prefeita Fabiana Vilar e pré-candidatos a vereadores em São Luís pelo grupo da base aliada (Republicanos, PL, Patriota, Avante e PTC).

Para o secretário Marcos Pacheco, há uma regressão da esfera municipal no campo da saúde, já que hoje a quantidade de agentes comunitários é menor se comparado com a época de Palácio. Em seguida, ele comentou sobre Duarte ser quem tem as melhores propostas para São Luís.

“Eu vou dizer porque Duarte é o melhor. Eu nem precisaria, mas eu vou dizer. Apesar de ser jovem, ele é experimentado. Não é uma aventura, o Duarte já foi testado. Tem gestor que é preguiçoso, que desaparece, mas o Duarte é ágil. Por isso que eu digo: São Luís precisa de um choque de gestão. E esse choque de gestão eu identifico nessa pessoa que vocês estão vendo aqui”, disse Marcos Pacheco ao público, referindo-se ao pré-candidato.

Fabiana Vilar mencionou que as principais mudanças precisam ser em como administrar e dar funcionalidade aos programas já existentes. “A chapa Duarte-Fabiana vem propor pra cidade de São Luís e pra categoria modelo de gestão. A Prefeitura de São Luís hoje não tem gestão. Tem programa pra tudo o que você imaginar: pra grávida, pro hipertenso, pra tudo tem, só não estão sendo geridos”, disse Vilar.

Entre os compromissos para a área da saúde, dez terão caráter de urgência em uma possível gestão de Duarte na Prefeitura de São Luís. As destacadas foram:
  • Reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados.
  • Descentralizar a marcação de consulta e exames, com redução progressiva de filas nas unidades.
  • Ampliar o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.
  • Ampliar imediatamente os leitos de retaguarda da Rede Assistencial.
  • Instituir serviços básicos de saúde nos Terminais de Integração do Transporte Público.
  • Criação da Força Municipal de Saúde e serviços de atendimento para pacientes na pós-covid.
  • Ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família.
  • Criação de uma mesa de negociação permanente com servidores.
  • Instituir em todas as Unidades de Saúde um Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
  • Criação de um hospital veterinário público.

Comentários