Neto Evangelista garante que vai priorizar oferta de creches para que mães possam trabalhar



O pré-candidato a prefeito de São Luís, deputado estadual Neto Evangelista (Democratas), garante que vai priorizar o oferecimento de vagas em creches de São Luís, um problema crônico enfrentado pelas mães de crianças que deveriam frequentar a educação infantil.

O tema faz parte do Programa de Governo que está sendo montado pelo pré-candidato do Democratas. “São Luís enfrenta um grave problema de falta de creche e nós vamos acabar com isso, ao assegurar que todas as crianças nessa idade tenham acesso às creches para que as mães possam trabalhar. Essa é minha preocupação central”, afirmou.

De acordo com Neto Evangelista, uma creche ou pré-escola é o ambiente mais propício para que aprendam habilidades sociais, sendo de uma importância a criação de um espaço seguro e favorável para que as crianças desenvolvam relacionamentos saudáveis, criando suas próprias experiências. Ao mesmo tempo, vai permitir que as mães possam ir trabalhar sabendo que os filhos ficarão num local apropriado.

Neto disse que, infelizmente, as creches ainda não são vistas como lugares de aprendizagem e de importância crucial no início da vida.

De acordo com dados do censo escolar 2018 do Inep, em São Luís, das 17mil crianças de 0 a 3 anos, matriculadas em creches, apenas 3.800 estão em creches públicas. “E ainda temos 5 mil crianças – de 4 e 5 anos – que estão fora da sala de aula”, afirmou.

Segundo Neto Evangelista, para combater essa deficiência, já está no seu plano de governo o programa Pé na Escola, uma iniciativa que amplia o acesso de crianças de até 5 anos à sala de aula, ao mesmo tempo que preenche vagas ociosas em escolas particulares.

“Temos que avançar também na qualidade do ensino e na qualificação permanente dos professores. Nosso objetivo é o pleno atendimento na pré-escola, além do fato de permitir que mães tenham tempo para trabalhar, ao deixarem seus filhos em um local seguro, e gerar renda”, enfatizou Neto Evangelista.

Comentários