Mulheres em pauta: Duarte participa de diálogos em dia da igualdade feminina




No Dia Internacional da Igualdade Feminina. comemorado no último dia (26), o deputado estadual e pré-candidato Duarte Jr (Republicanos) realizou um amplo diálogo com mulheres de vários bairros de São Luís. A ocasião serviu para que elas manifestassem antigas insatisfações, fizessem sugestões, além de declararem apoio à pré-candidatura do ex-presidente do PROCON.

Na linha de frente dos temas propostos estiveram a advogada e mestra em Políticas Públicas Karen Barros e a deputada estadual Daniella Tema. E diante do maior público reunido em um evento do Bora Resolver, Barros destacou a importância que a mulher terá em uma eventual gestão de Duarte na Prefeitura e que ela, na condição de primeira-dama, será porta-voz das causas femininas. Ela comentou sobre a importância da mulher discutir e exigir a igualdade de direitos.

“As políticas municipais estão falhando com nós mulheres, então a gente precisa debater, a gente precisa discutir, vocês precisam falar, a gente precisa dizer que está precisando muito além de creches, além de exames eficientes, atendimento eficiente, a gente precisa de respeito, precisa de igualdade”, afirma.

Já a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio, Daniella Tema, comentou sobre seu empenho para dar oportunidades para a juventude, sobre o Projeto de Lei Aluguel Maria da Penha que cria subsídio para mulheres vítimas de violência doméstica e reiterou o apoio a Duarte.



“A gente vive num estado rico, a gente tem uma cidade maravilhosa, a gente tem uma cidade que precisa ser colocada no mapa do desenvolvimento. Nós temos um potencial turístico absurdo que é muito mal explorado. É por isso, Duarte, por acreditar que você pode ser a pessoa que pode resgatar o amor pela Ilha, que eu estou aqui hoje declarando publicamente apoio à sua pré-candidatura”, afirma Tema.

Reivindicações

Uma das reivindicações mais presentes vai ao encontro de um dos compromissos de Duarte: aumento da cobertura da Atenção Básica. “Nós precisamos garantir às nossas mulheres que os exames sejam entregues em tempo oportuno pra que a detecção de um câncer de colo de útero seja tratado precocemente. Confio em Duarte e sei que ele vai fazer uma São Luís melhor”, disse a enfermeira Joelma Veras.

“Chega da mesma coisa, chega de comodismo, de acordos onde o povo é sempre o último. Faz-se acordos e o povo sempre fica pra depois. Queremos creche, Duarte, nós vamos deixar os nossos filhos com quem?”, indagou Roseana, uma das várias participantes do evento.



Também estiveram presentes o vice-governador do Estado do Maranhão e vice-presidente nacional do Republicanos, Carlos Brandão; o deputado federal Cleber Verde (Republicanos) e o presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Júnior Verde, além do secretário de Relações Institucionais do Maranhão (SRI), Enos Costa Ferreira.

O vice-governador Carlos Brandão, inclusive, comentou sobre o diferencial da pré-campanha de Duarte. “Eu já participei de várias, mas essa do Duarte tem sido realmente diferente, onde as pessoas saem da plateia e dão o seu depoimento. Esse é um governo transparente, esse é um governo que vai ser com a população.”

Nas reuniões que tem realizado pelos bairros, além de eventos temáticos, Duarte Jr tem adotado como característica principal ouvir os participantes em vez de fazer longos discursos, mas comentou sobre a importância do evento para construir uma gestão participativa.

“Estou muito feliz com o evento de hoje. É uma noite para as mulheres e para pensarmos em soluções que promovam a elas dignidade e melhor qualidade de vida. E, claro, enaltecemos o Dia Internacional da Igualdade Feminina, demonstrando todo o nosso respeito, ouvindo pautas, experiências e tratando de iniciativas para a garantia de direitos da mulher. Aproveito para agradecer a adesão que estamos recebendo delas à nossa pré-candidatura”, disse Duarte.

Compromissos

Os compromissos firmados por Duarte no encontro são a estruturação e fortalecimento da política municipal das mulheres; aumento da cobertura da Atenção Básica para zerar a fila de exames preventivos, a ampliação da acessibilidade nos órgãos públicos e criação de creches com a iniciativa privada, tendo como contrapartida a redução de tributos para as empresas parceiras.

Falta de creches: empecilho profissional para mulheres

Uma das maiores preocupações do deputado é com a dificuldade que a falta de creches públicas de qualidade impõe à vida profissional de muitas mulheres que não têm com quem deixar os filhos pequenos para irem trabalhar. Segundo dados de 2018, do Ministério da Saúde (Datasus), 40,59% do total de mães residentes em São Luís se autodeclararam solteiras, viúvas ou separadas judicialmente.

Comentários