DUARTE JR REALIZA NOVO DIÁLOGO COM EDUCADORES DE TODAS AS REDES DE ENSINO



Dando continuidade à série de reuniões agendadas sobre diversos temas, o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte Jr (Republicanos), mais uma vez, promoveu um encontro para dialogar sobre educação. O evento contou com diversos atores da área, como professores e professoras das redes pública e privada, além de pais de alunos e militantes em prol das urgentes melhorias que envolvem o tema.

Com o intuito principal de ouvir os educadores e formular um plano de propostas a partir de suas sugestões, o momento serviu para tratar de questões como ampliação do ensino integral, informatização das escolas, capacitação, melhor remuneração para os profissionais, melhorias na educação infantil, além de saneamento básico nas escolas e creches da rede municipal.

Preocupados com a deficiência da rede municipal de ensino, profissionais da rede estadual e privada também tiveram ativa participação, com perguntas, sugestões, depoimentos, todos com o desejo de ver a educação oferecida em São Luís começar a ser transformada em um futuro próximo. Como é o caso da professora da rede estadual, há 27 anos, Marivelina Soares.

“Eu percebo que há uma fragilidade muito grande na formação das nossas crianças. A educação infantil é a base. Se tiver mais investimentos, se essas crianças forem melhor trabalhadas, crianças que desenvolvam suas habilidades, suas competências, essas crianças chegarão muito mais forte no ensino médio e numa faculdade”, disse.

A psicopedagoga institucional Daniele Saraiva relatou diversos problemas que acompanha, inclusive nesse período de pandemia, em que professores sem familiaridade com tecnologia precisaram se reinventar, para ministrarem aula a distância, por exemplo, e manifestou a confiança que tem na trajetória de Duarte.

“Eu acompanho você desde o PROCON. Então, para nós estarmos aqui, é uma determinação. Você tem foco, você tem objetivo, assim como nós professores”, garante.

Também professor e tendo como prioridade a educação em uma possível gestão na Prefeitura de São Luís, Duarte ratificou o compromisso com a área.

“Hoje foi dia de ouvir e contar com a participação de professores e profissionais da educação para formarmos um plano de propostas para a educação da nossa cidade. Ao tempo em que falta acesso à internet, 34% das escolas públicas de São Luís não têm sequer abastecimento de água e 41% não têm esgotamento sanitário, segundo dados do INEP. Algo inaceitável, por isso precisamos garantir imediatamente, bem como direitos de 1ª, 2ª e 3ª geração”, afirmou.

Duarte também disse que são muitos os desafios, mas tratando a educação como prioridade é possível fazer o que é necessário. “Por onde passamos, mostramos que é possível mudar. Agradeço pelo carinho, participação e confiança de cada um e por me proporcionarem esse momento de aprendizado”, concluiu.

Propostas para a educação

Sempre ao falar das propostas que tem para São Luís, em caso de assumir a Prefeitura a partir de 2021, Duarte Jr ratifica o compromisso prioritário com a educação. Nesse mais recente diálogo, ele voltou a reiterar a urgência que se deve ter com essa área e, de forma coletiva com os participantes, traçou algumas propostas e apresentou outras. Entre elas:

• Destinação de 50% do orçamento arrecado pela Prefeitura de São Luís para investir em educação e saúde.

• Formação continuada por meio de cursos de pós-graduação e mestrado.

• Escola em tempo integral, com promoção de esporte, ciência, cultura.

• ProUni Municipal, para financiar o ingresso ao ensino superior.



Fonte:duartejr.com

Comentários