Duarte Jr discute políticas públicas para o turismo com autoridades e profissionais da área




O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte Jr (Republicanos) levou o Bora Resolver para discutir políticas públicas destinadas à área do Turismo. Estiveram presentes o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior; o adjunto da pasta, Hugo Paiva Veiga; o deputado federal e presidente estadual do Republicanos no Maranhão, Cleber Verde; além de profissionais da área, estudantes, empresários de agências de viagens, de bares e restaurantes, presidentes de sindicatos e demais atores da cadeia produtiva relacionada ao turismo.

O deputado federal Cleber Verde fez um breve relato sobre sua confiança na candidatura de Duarte Jr e sobre a atenção que o pré-candidato deseja direcionar ao setor de turismo. “Tenho certeza que o que está faltando é um gestor comprometido e com vontade de fazer. E eu não tenho dúvida que ao apresentarmos o nosso candidato Duarte Jr, com a sua vontade, com sua capacidade de gestão já reconhecida quando esteve no PROCON, vai saber certamente dinamizar essas atividades”, disse o também presidente estadual do Republicanos.



Entre relatos acerca da necessidade de investimentos que beneficiam indiretamente a classe empresarial e trabalhadores, o empresário Gustavo Araújo destacou a sensibilidade e o respeito do pré-candidato com o setor. “Duarte Jr, com sua equipe, está promovendo esse encontro que é um marco, porque na verdade nós nunca tínhamos participado de um evento com viés político para entendermos que esse caminho do turismo é um celeiro de oportunidades, é um celeiro de geração de emprego e renda”, destaca.

O setor, que sofre com falta de investimento à altura do potencial da capital maranhense, foi um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Em entrevista recente, o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Armando Ferreira, relatou que durante o São João de 2019, cerca de 70% da rede hoteleira esteve ocupada. Já em 2020, segundo ele, as ocupações não passaram de 10% no mesmo período.

Dedicado ao nome de Duarte Jr para assumir a Prefeitura de São Luís, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, fez questão de reafirmar que o ex-presidente do PROCON é a melhor opção para gerir a cidade de São Luís. “Eu acho, Duarte, que chegou a hora de São Luís ter uma reação. Chegou a hora de São Luís resolver os seus problemas. Porque os problemas de São Luís, eles são históricos. Entra prefeito, sai prefeito, e a gente tá sempre falando das mesmas coisas. E eu acho que o momento é agora”, disse.

Depois de ouvir sugestões e depoimentos sobre a necessidade de movimentar a economia por meio do turismo, Duarte se comprometeu em trabalhar para incentivar o Turismo em São Luís. “Nossa cidade tem um potencial enorme e precisa ser melhor trabalhado”, afirmou.

Propostas para o Turismo


Com a participação da sociedade, o pré-candidato elaborou propostas e assumiu o compromisso de investir na área em um possível mandato na Prefeitura de São Luís a partir de 2021. Entre elas estão:

Onde atualmente funciona o Terminal da Praia Grande, teremos uma área destinada ao lazer, cultura e ao turismo gastronômico com o incentivo a bares e restaurantes.

Construir esse terminal no Anel Viário e transformá-lo em um verdadeiro shopping de serviços, da mesma forma como serão os demais.
Construir um Centro de Convenções Municipal no Cais da Alegria.
Reformar o Mercado Central.

Criar áreas de livre cultura e turismo para incentivar a realização de congressos, excursões, eventos culturais e festivais – que se estendam até o amanhecer, como já acontece em Fortaleza e Recife.

E reduzir o ISS de 5% para 2% para a rede hoteleira, além da taxa de iluminação pública.


Comentários