PGR ao Itamaraty que recue da decisão de expulsar diplomatas venezuelanos do Brasil

Bolsonaro deveria estar mais preocupado em tomar medidas para salvar vidas. Mas infelizmente, ele continua gerando crises.


Augusto Aras adverte que a decisão do governo Bolsonaro pode contrariar tratados e convenções internacionais. O governo da Venezuela já havia afirmado que “o pessoal diplomático e consular da Venezuela no Brasil não abandonará suas funções sob subterfúgios fora da lei internacional”

Augusto Aras, Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo (Foto: ABr)



247 - O procurador-geral da República, Augusto Aras, por meio de ofício enviado nesta sexta-feira (1) ao Itamaraty, pede que seja suspensa a decisão de expulsar diplomatas venezuelanos do Brasil.


Na última terça-feira (28), o Ministério de Relações Exteriores do Brasil comunicou que os 34 funcionários diplomáticos venezuelanos devem abandonar suas sedes e regressar à Venezuela no máximo até o dia 2 de maio.

A PGR afirma que a decisão pode contrariar tratados e convenções internacionais por conta da situação dos serviços de saúde na Venezuela em meio à pandemia do coronavírus.


O ofício também ressalta o risco de contágio ao qual os diplomatas estariam submetidos ao viajarem à Venezuela.

Em comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (30), o governo Maduro afirmou que “o pessoal diplomático e consular da Venezuela no Brasil não abandonará suas funções sob subterfúgios fora da lei internacional”.

Comentários