SEMU fortalece ato unificado dos movimentos sociais em defesa dos direitos das mulheres


Ato unificado dos movimentos sociais realizado em São Luís

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) participou, no domingo (8), de ato unificado em defesa dos direitos das mulheres, na Feirinha da Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís. O evento, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado pela Marcha Mundial das Mulheres, com o apoio do Governo do Estado, através da SEMU e Secretaria de Estado de Cultura (Secma), e prefeitura de São Luis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e coordenadoria Municipal da Mulher.

A SEMU preparou uma programação especial, em uma tenda, com uma árvore dos desejos, na qual as mulheres foram convidadas a anotarem seus pedidos e amarrarem nos galhos, e sorteio de camisas da campanha. Houve distribuição de material da campanha “Mexeu com uma. Mexeu com todas”, promovida pela SEMU.
Grupo Angoleiras de Upaon-Açu fez apresentação durante o evento

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, falou sobre a importância do dia de luta de defesa da mulher, considerando o que chamou de “desmonte”, realizado pelo Governo Federal, com a retirada de direitos e cortes de investimentos das políticas públicas de proteção às mulheres.

“O Maranhão vem na contramão de tudo isso, e o governador Flávio Dino está de parabéns, porque trabalha a política para a mulher em todas as áreas. Inclusive, estará entregando em breve, a Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, um instrumento de extrema importância para as mulheres na região tocantina”, destacou a secretária.

Durante o evento foi lançada, pela Marcha Mundial das Mulheres, a 5ª Ação Internacional, que, segundo a organização do evento, é um ato unificado que acontece no dia 8 de março em todo o mundo.

“O lançamento da 5ª Ação Internacional está acontecendo no mundo como um todo. São 60 países e, no Brasil, em todos os estados onde estamos presentes, hoje, foi a abertura das atividades que continuam amanhã, 9 de março. Então, agradecemos todos os parceiros que contribuíram para a realização desse evento”, destacou Dayana Roberta.

Presente ao evento, a diretora da Casa da Mulher Brasileira (CMB), Susan Lucena, chamou a atenção para a importância da data na luta contra a violência e o feminicídio. “Mas que um dia de luta, o que queremos é poder andar sem medo de ser estupradas. É estar em casa sem medo de ser violentada, é conseguir viver os nossos relacionamentos sem sermos vítimas de feminicídio”, pontuou.

O evento reuniu centenas de mulheres de todas as idades. Raimunda Coêlho, 60 anos, disse sentir-se feliz, e pediu respeito, às lutas das mulheres. “Eu estou me sentindo muito feliz, o que falta é as pessoas entenderem e ‘respeitar’ a luta das mulheres”.

Secretária Ana Mendonça fez sorteio de camisas da campanha ‘Mexeu com uma. Mexeu com todas!’

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, o objetivo da ação conjunta foi facilitar a prestação dos serviços às mulheres. Hoje, aqui, ocorre uma série de ações conjuntamente aos parceiros, como: serviços de saúde, shows, assistência social. Então, o objetivo é oferecer ações para as mulheres de forma que elas aproveitem tudo no mesmo espaço, da saúde ao artesanato”, pontuou.

Além dos parceiros, o evento reuniu movimentos de defesa dos direitos e defesa das mulheres como a União Brasileira de Mulheres (UBM), Coletivo Ieda Batista, Fórum Maranhense de Mulheres, Frente Maranhense de Mulheres na Política, além de representantes de conselhos e movimentos sociais e estudantes.



Comentários