Em entrevista, governador diz que novos leitos estão sendo construído para atender casos de coronavírus




O governador do Maranhão, Flávio Dino, informou, em entrevista ao vivo no JMTV, da TV Mirante, que novos leitos de UTI e enfermaria estão sendo instalados para atender pacientes que forem diagnosticados como casos graves do novo coronavírus.

“Estamos, claro, preparando a rede assistencial. Nós não temos caso, mas temos investido na ampliação de leitos”, informou Flávio Dino.

O governador lembrou que a rede estadual do Maranhão já conta com aproximadamente 500 leitos e agora está sendo feito esforço para ampliar ainda mais oferta de espaços para tratamentos. “Algumas obras importantes acontecendo, não só em São Luís, mas em outras cidades, Coroatá, por exemplo, e Imperatriz. Estamos ampliando leito tanto no que se refere a internação como também leito de UTI, para casos mais graves”, apontou.

Cinquenta leitos de enfermeira estão sendo construídos, com equipes se revezando no trabalho 24 horas. A intenção é que em poucos dias as novas alas estejam disponíveis para uso, em caso de necessidade.

“A literatura internacional registra é e que aproximadamente 5% dos casos é que demandam leito de UTI, então nós temos uma literatura hoje já estabelecida e nós estamos agindo de acordo com essa casuística internacional e brasileira, para garantir a vigilância, ou seja o cuidado e o acompanhamento de casos suspeitos, e por outro lado a assistência, quando houver, e se houver, a proliferação do coronavírus no Maranhão”, explica o governador Flávio Dino.

Intervenções


O Hospital Carlos Macieira está recebendo novos leitos de UTI e área de isolamento para os casos graves da doença. Já o Hospital Genésio Rêgo, na Avenida dos Franceses, na capital, está sendo reformado e ampliado. Serão 50 novos leitos para receber pacientes que forem diagnosticados com a doença.

Todos os leitos emergenciais criados para o tratamento do coronavírus serão incorporados depois à rede de saúde.

O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial de segunda-feira (16), portaria sobre o envio de recursos para o combate ao coronavírus nos Estados. No caso do Maranhão, o valor é de R$ 14,2 milhões, que serão usados no custeio de leitos e equipes extras.
Comentários

Comentários