Corona Vírus: Honorato faz alerta para proteção aos agentes comunitários de saúde



Em meio ao cenário de intensa preocupação das autoridades do mundo inteiro com a pandemia do novo corona vírus, o vereador Honorato Fernandes (PT), através de suas redes sociais, alertou a Prefeitura de São Luís para a necessidade de disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos agentes comunitários de saúde e endemias. 

Sem nenhum equipamento de proteção, portanto, expostos a possíveis riscos ou ameaças à segurança e à saúde, estes profissionais trabalham diariamente, realizando visitas domiciliares e desenvolvendo ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde da população.

"Solicito à Prefeitura de São Luís que veja a situação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Atuam há muito tempo sem equipamentos de proteção individual", disse o parlamentar.

Na postagem, Honorato sugeriu ainda que as atividades dos agentes comunitários de saúde sejam suspensas, caso a Prefeitura não garanta total cobertura e segurança aos trabalhadores.

"Neste momento de corona vírus e de h1n1 é fundamental que as atividades desses profissionais sejam suspensas, ou que tenham total cobertura e segurança para continuar", disse o vereador, afirmando ainda que o sindicato dos agentes comunitários de saúde deseja a suspensão das atividades, pois já existem casos registrados de famílias que se recusam a recebê-los, em virtude do temor com relação a proliferação do vírus.

Não de hoje, ao lado dos agentes comunitários de saúde, o vereador Honorato tem somado à luta da categoria nas reinvidicações de seus pleitos. Na Câmara, já denunciou o atraso no pagamento do vale transporte dos agentes comunitários de saúde e lutou pelo reconhecimento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.

Comentários