Projeto Estimulação Musical beneficia pacientes do Centro de Hemodiálise São Luís

Centro de Hemodiálise São Luís inicia projeto ‘Estimulação Musical’ (Foto: Márcio Sampaio)
Música, violino e outros instrumentos de corda emocionam os pacientes em tratamento no Centro de Hemodiálise São Luís. Uma vez por semana, nos três turnos de atendimento, o projeto Estimulação Musical será realizado na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O projeto Estimulação Musical promove a integração entre pacientes e equipes terapêuticas, bem-estar, assim como estimula o contato terapêutico dos assistidos com a música e os instrumentos musicais. O projeto, que oferece dinâmicas musicais e auxilia na qualidade de vida dos pacientes, é executado em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Faculdade CEST.

“Através do projeto, proposto por estudantes de Enfermagem da Faculdade Cest, vamos promover o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pacientes do Centro de Hemodiálise São Luís”, disse a diretora da unidade, Ana Patrícia Ferreira Guimarães, explica que o projeto

No dia a dia, cada sessão de diálise dos pacientes do Centro de Hemodiálise São Luís tem duração de 3 a 4 horas. Piedade da Silva participou, nesta quinta-feira (30), da primeira edição do projeto. “Estou muito consolada com a música do projeto”, disse.

O aposentado Inaldo de Jesus Santos, de 65 anos, destacou os benefícios do projeto. “Achei tão bom esse momento. Acalma a gente que fica horas na máquina”, contou.
Diretora Ana Patrícia Ferreira Guimarães celebra benefícios do projeto para os assistidos na unidade (Foto: Márcio Sampaio)

A estudante do 9º período de Enfermagem, Sirlana Araújo, idealizadora do projeto, disse que a ação estimula o protagonismo dos pacientes. “Vamos cantar com eles e incentivá-los a escolher as músicas, a fim de que o cérebro possa gerar as substâncias que produzem bem-estar e recuperação seja mais amena”, observou.

O Centro de Hemodiálise São Luís conta com consultórios, sala de estabilização, sala para implante de cateter, salas para atendimentos de pacientes de hepatite e soropositivos, farmácia, sala de nutrição para pacientes e acompanhantes e sala de esterilização de materiais. O Centro funciona em três turnos, de segunda a sábado. Os atendimentos são regulados pela Central Única de Regulação de Diálise do Estado.

Comentários