Semu prestigia Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Vereadora

Durante o evento foi eleita a nova diretoria do Fórum da Mulher Vereadora do MA.

A Secretaria de Estado da Mulher prestigiou na tarde de quinta-feira (31) o segundo dia da programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Vereadora do MA, promovido pela União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM).

Com objetivo capacitar e preparar vereadores e vereadoras para o pleito eleitoral de 2020, o evento que acontece de 30/10 à 01/11 no Veleiros Mar Hotel em São Luis, debate temas como: o fim das coligações, mídias sociais e a importância de estar conectado; Lei Orgânica e Regimento Interno; deveres e direitos constitucionais; Improbidade Administrativa; Fortalecimento do Legislativo Municipal; Processo Legislativo; Economia; candidaturas femininas, entre outros.

Representando a Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, a assessora especial da Semu, Antonieta Lago, destacou a importância do encontro para o encorajamento das mulheres para que coloquem seus nomes à disposição nas próximas eleições de 2020. 

“A Semu trabalha o empoderamento das mulheres em várias frentes com o objetivo de fortalecer as maranhenses através das políticas públicas do governo Flávio Dino, é objetivo principal também da nossa secretária da Mulher Ana do Gás, que as mulheres tenham cada vez mais oportunidades de trabalho e renda, saíam do ciclo de dependência, sejam protagonistas de suas próprias histórias e venham colocar seus nomes  à disposição nas próximas eleições municipais”, afirmou.

De acordo com a Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada estadual Helena Duailibe, presente no evento, se faz necessário cada vez mais fortalecer as mulheres para que ocupem espaços também na política.

“Parabenizar a União de Vereadores e Câmaras do Maranhão por realizar esse encontro nacional, discutindo as questões mais importantes para capacitar vereadores para desenvolver bem o seu mandato, e parabenizar também a nova diretoria eleita do Fórum da Mulher Vereadora do MA, desejo sucesso a nova diretoria, é importante que as mulheres ocupem esses espaços de poder”, destacou.

Durante o evento ainda na quinta-feira (31) foi eleita a nova diretoria Fórum da Mulher Vereadora do Maranhão, as eleitas são: presidente, Lys Jácome; 1ª vice-presidente, Francisca Valberlene; 2ª vice-presidente, Maria Suelane Santos da Conceição; 3ª vice-presidente, Natália Rodrigues; Secretária Geral, Maria José Costa; 2ª Secretária Kerlene Queiroz; e 3ª Secretária Vanúzia Evangelista.

“Esses momentos são ímpares, em nossas vidas e eles não se repetem. Essa nova diretoria já se dispõe em inserir a mulher na política, nosso objetivo é mostrar pra sociedade em geral a importância que nós temos”, destacou a presidente do Fórum Nacional de Vereadoras, Regilda Santos.

Participaram ainda do segundo dia de programação do evento, vereadores, prefeitos e prefeitas, administradores, assessores, deputados e deputadas, diretores, procuradores, técnicos e servidores de Câmaras e Prefeituras.




Comentários