Deputada Ana do Gás participa da III Caminhada de Combate ao Feminicídio


Com o objetivo de conscientizar acerca do crime de feminicídio e fazer um alerta à  sociedade, a III Caminhada de Combate ao Feminicídio no Maranhão reuniu centenas de pessoas na orla da Avenida Litoranea em São Luis, na tarde deste sábado (16), o ponto inicial do trajeto aconteceu em frente a Casa das Dunas, o encerremanto foi na Praça do Pescador com um  ato simbólico no qual as mulheres soltaram balões brancos em homenagem as vitimas do feminicidio.

Com o tema, "Por Uma Vida Digna", o evento contou com a presença de estudantes; de representantes dos movimentos e entidades de defesa dos direitos da mulher; famílias das mulheres vítimas de feminicídio no estado; do Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves; das Procuradoras, da Mulher na Câmara Municipal de São Luis, vereadora Bárbara Soeiro, e da Assembleia Legislativa, deputada Helena Duailibe, da Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás e demais autoridades.


Segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública,  no período de (2017 à  2019), foram 141 casos de feminicídio em todo o Estado. Deste total, 9 casos ocorreram na capital São Luís, 2 em São José de Ribamar e 7 nas demais áreas da Região Metropolitana.

Durante sua fala a deputada, Ana do Gás (PCdoB), atual Secretária de Estado da Mulher, destacou  a luta contra a violência à mulher e disse que esse, é um dever de todos.

 “Essa não é uma luta apenas do Departamento de Feminicídio do Maranhão, é uma luta de todos nós! Precisamos diminuir esses ´indices de violência aqui no Maranhão e no Brasil, por que nesse exato momento existe mulher sofrendo algum tipo de violência,  seja psicológica, seja, física, seja qual for, por isso, a importância das crianças que estão aqui carregando essa faixa ou cantando, como fez a Sofia, que cantou em alusão a essa luta. Essas crianças que estão aqui hoje,  são o nosso futuro, são o reflexo de resistência”, pontuou.

A Caminhada encerra a III Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, que aconteceu de (10 à 16) de novembro em todo Maranhão, promovida pelo Governo do Estado através do Departamento Estadual de Combate ao Feminicídio; Secretaria de Estado da Mulher e vários parcerios.

Comentários