Secretária da Mulher Ana do Gás destaca ações da campanha "Outubro Rosa", no Estado


Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás 

A Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás foi a convidada desta quarta-feira (16) da jornalista, Daniela Bandeira na emissora de TV Band Maranhão para um entrevista no programa Band Cidade 1ª edição, que vai ao ar diariamente às 7h da manhã pelo canal 27 em São Luis.

Durante sua fala a secretária destacou algumas das muitas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) na campanha "Outubro Rosa", de acordo com a gestora, o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria da Mulher, estão de "mãos dadas", no combate ao câncer de mama.


Com o diretor geral da emissora, João Soares 

"Estamos de mãos dadas para prevenir um câncer que infelizmente, ainda mata muitas mulheres. Portanto, mulheres, prevenir é a melhor forma de se amar e tratar. A gente sabe que é preciso avançar ainda mais nas estruturas de saúde, em especial com a questão do mamógrafo, pela grande demanda existente, nós estamos atualmente com a “Carreta do Mamógrafo” e a “Carreta de Prevenção do câncer de colo do útero, são duas unidades, que estão percorrendo o interior do Estado, estivemos em Cajapió, e agora mesmo estamos com a carreta em Gururupu totalizando só aí, cerca de mil atendimentos", destacou.

Segundo a secretária, são milhares de mulheres atendidas com vários serviços oferecidos nas carretas como: mamografias, testes rápido, palestras de prevenções de doenças, sobre violência doméstica, o preventivo, entre outros serviços.

Com a jornalista, Daniela Bandeira 

"Então, as carretas nos ajudam a chegar naquela mulher lá da ponta, que muitas vezes não tem como chegar, sem falar que se diagnosticado cedo, o câncer de mama tem até 90% de chances de cura", pontuou.

Além das ações no interior, na capital a saúde da mulher conta com serviços no Hospital do Câncer, Hospital da Mulher, Aldenora Belo, e demais unidades. Desde que a deputada licenciada assumiu a frente da Secretaria da Mulher, há sete meses, são cerca de trinta mil atendimentos.

Além das ações da Secretaria de Estado da Saúde, a Semu conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, em várias frentes, são vinte delegacias especializadas de proteção a mulher, Carreta da Mulher e Casa da Mulher Brasileira que em dois anos de atuação já realizou mais de cinquenta mil atendimentos e cerca de seis mil medidas protetivas, o protagonismo econômico, que ajuda as mulheres a saírem da dependência financeira dos parceiros agressores, entre outras ações.

"No próximo dia (19) estaremos no Parque do Rangedor aqui em São Luís depois voltamos à Caxias, e novamente retornamos para capital, as estruturas das carretas seguem uma rota gigante percorrendo todo o Maranhão levando saúde e prevenção para as mulheres”, finalizou Ana do Gás.
























































Comentários