Secretária Ana do Gás participa do encerramento do Mutirão Rosa em Caxias, com mais de 3.800 atendimentos


Secretárias da Mulher do Estado e do município ao centro, Ana do Gás, Aureamélia e equipe.

A Praça do Pantheon, Centro do município de Caxias foi o local escolhido pela prefeitura para o encerramento do Mutirão Rosa. O evento fez parte da programação alusiva a Campanha de combate ao câncer da mama realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e executada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Secretária de Estado da Mulher Ana do Gás e a Secretária da Mulher de Caxias, Aureamélia.

Com o lema “Seja a sua própria heroína”, a campanha na cidade teve início dia primeiro e prossegue até o dia trinta e um de outubro, já o ‘Mutirão Rosa’, teve início com a chegada da Carreta da Mulher da (Semu) com o Mamógrafo Móvel, a força tarefa esteve em Brejinho por dois dias e atendeu mais de 500 mulheres do povoado e demais localidades vizinhas. Já na zona urbana, os serviços de saúde foram realizados nos dias (24 e 25), com o encerramento das atividades do Mutirão na Praça.


Além dos exames de mamografia, testes rápido para HIV/Aids, sifilis, hepatite B e C, teste de glicemia, e aferição da pressão arterial, os profissionais da Semu, fizeram palestras nas escolas sobre, o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e do colo do útero.

A prefeitura de Caxias ofereceu ainda consultas nas áreas de clínico geral, pediatria, ações de beleza (escova, maquiagem, limpeza de pele), atendimento odontológico, fisioterapia, imunização e demais serviços integrados a carreta. Com o apoio do Governo do Estado só no município de Caxias foram mais de 3.800 atendimentos com 171 mamografias.


“A maioria das pessoas por falta de conhecimento diz, ‘tudo que é de graça não presta’, eu sou a prova que presta! Afinal, se a saúde não prestar o quê que vai prestar? A saúde é prioridade, nós queremos agradecer o governador, as autoridades competentes, Deus abençoe todos vocês”, disse agradecida pela ação a moradora, Conceição Ferreira de Sousa.


“Estou muito feliz em estar aqui presenciando tantas histórias lindas, como da dona Conceição, feliz com essa grande ação da prefeitura em parceria com o governo. Finalizamos hoje nossa força tarefa pela saúde das mulheres caxienses, mas a campanha continua no município, queremos agradecer o nosso governador Flávio Dino, pela Carreta da Mulher maranhense, que trouxe o mamógrafo móvel para Caxias e assim tem sido por todo o estado, levando saúde e prevenção para as mulheres e demais atendimentos para toda a população”, pontuou a Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás.

Comentários