Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel registam centenas de atendimentos em Caxias

Brejinho

A Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado, realiza grande ação de Saúde alusiva ao Outubro Rosa e leva atendimentos médico à população. A programação articulada entre as secretarias municipal de Saúde e de Políticas para as Mulheres, conta com o reforço da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) com Carreta da Mulher maranhense. 

Brejinho
A Campanha de prevenção ao câncer do colo do útero e da mama, no município teve como lema, “Seja sua própria heroína", as atividade tiveram inicio desde o dia primeiro de Outubro. Nos dias (21 e 22) a Semu marcou presença no povoado Brejinho, onde mais de 500 mulheres receberam a atenção dos profissionais da carreta. Já na zona urbana, os serviços de saúde começaram na quinta-feira (24) e seguiram até hoje (25) na Praça do Pantheon, Centro de Caxias. 

Brejinho

“No povoado Brejinho, mais de 500 mulheres foram atendidas, e no Centro de Caxias estamos fazendo os atendimentos. Além da mamografia, temos oftalmologia, pediatria, imunização para adultos e crianças. Nós precisamos nos cuidar, porque você sabe que o câncer de mama é o mais agressivo”, lembrou Aureamélia Soares, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres. 

Profissionais da Semu, durante palestras nas escolas


“É uma ação muito importante que o governo tem com os municípios, onde a gente leva mais saúde para as mulheres, além das palestras”, afirmou Fernando Lobato, coordenador da Carreta da Mulher. 

Além dos exames de mamografia, testes rápido para HIV/Aids, sifilis, hepatite B e C, teste de glicemia, e aferição da pressão arterial, os profissionais da Semu, fizeram palestras sobre, o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e do câncer do colo do útero nas escolas. 

Alunos após palestra agradecem.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, visitou os serviços oferecidos, conversou com as mulheres e lembrou da importância da parceria entre Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado. 


“Nenhum órgão consegue administrar sozinho. Nós agradecemos ao Governo do Estado por colaborar nessa força tarefa para ajudar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Nós estamos aqui para enaltecer a todas as mulheres por estarem se prevenindo. Os exames são periódicos dentro do município, mas a Campanha Outubro Rosa, dá um momento diferente para esta mobilização. Fazendo os exames preventivos e diagnosticando, as mulheres estarão mais protegidas”, disse Fábio Gentil. 

Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás (PCdoB) dá entrevista ao lado da  Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Aureamélia Soares, na sede.

A Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e municípios para a saúde das mulheres maranhenses.

Prefeito, de Caxias, Fábio Gentil, Secretária Auramélia, durante visita a carreta na sede 

“O governo leva os serviços aonde muitas vezes o município não consegue chegar, a nossa prioridade é levar a Carreta não só para a sede, mas para as mulheres que estão nos povoados mais distantes, aonde o acesso a saúde é mais difícil. Então, estamos juntamente com a prefeitura de Caxias e governo Flávio Dino, levando saúde para as pessoas que mais precisam”, afirmou.


Atendimento na sede do município.

Atendimento na sede do município.








Comentários