Ana do Gás, “O Maranhão caminha na contra mão diante do desmonte das politicas públicas e garantias de direitos das mulheres, promovido pelo governo federal”



 A afirmativa da Secretária de Estado da Mulher e deputada estadual licenciada, Ana do Gás aconteceu durante uma entrevista concedida a Rádio Timbira no programa, Contra Ponto apresentado pelos comunicadores, Mônica Moreira Lima, Renato Jr, e Edivaldo Oliveira na tarde da quarta-feira (02), semana em que a Casa da Mulher Brasileira do Maranhão comemora dois anos de funcionamento em São Luis. O equipamento público de garantia da vida e direitos das mulheres que ultrapassou a marca dos  cinquenta mil atendimentos é uma de apenas duas casas brasileiras  em funcionamento em todo o país.


Acompanhada da diretora da Casa, Susan Lucena a secretária  fez um breve balanço dos números de atendimentos no Estado que pontua como o quinto em feminicídios  no Brasil.

“A gente tem conseguido fazer com que a mulher rompa o silêncio  pra poder denunciar. Então, a Casa da Mulher Brasileira tem demonstrado a sua necessidade real e é uma pena que tenha apenas duas  funcionando, mas felizmente,  uma delas está aqui no Maranhão”, destacou Susan Lucena.


De acordo com a secretária, Ana do Gás, o conjunto de ações das políticas públicas voltadas para as mulheres no Maranhão, representa um olhar diferenciado do Governo do Estado, para as mulheres haja vista o desmonte proposto pelo governo Bolsonaro.


“O Maranhão caminha na contra mão diante do desmonte das politicas públicas e garantias de direitos das mulheres, promovido pelo governo federal. Somos a segunda casa funcionando com excelência, no Brasil, ultrapassamos os cinquenta mil atendimentos, são seis mil medidas protetivas e temos um departamento de feminicídio que é pioneiro”


Então, é perceptível o avanço! Não só em relação aos serviços disponíveis na nossa rede de proteção  à mulher, mas em todas as áreas, como a saúde e a educação por exemplo”

A secretária ainda destacou a assinatura pelo governador Flávio Dino, da ordem de serviço para a construção da Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz.


“Que é um modelo da Casa da Mulher Brasileira, agora na Região Tocantina, descentralizando, para que o atendimento feito aqui na capital, se estenda por todo estado, com  previsão de entrega para o ano que vem! Hoje nós contamos com vinte delegacias especializadas, e ainda temos mais três a serem entregues, outro exemplo  foi a aprovação agora de um Projeto de Lei de minha autoria que institui no Estado, o dia de combate ao câncer de útero. Portanto, são caminhos que nós buscamos pra atingir  àquelas mulheres que não chegam a capital”, pontuou.

Comentários