16ª Parada LGBTI+ reúne milhares na Praça Maria Aragão


A Avenida Beira Mar foi o palco para o desfile da  16ª Parada do Orgulho LGBTI+Slz na tarde deste domingo (20) em São Luis. O evento realizado pelo grupo Gayvota, reuniu milhares de pessoas, entre ativistas, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais,  simpatizantes, militantes da causa e demais movimentos sociais.

Patrocinado pelo Governo do Estado e prefeitura, a festa da diversidade teve início às 16h na Casa do Maranhão com a já tradicional execução do Hino Nacional e palavras de ordem em protesto contra a política de retirada de direitos do governo Bolsonaro.

Dirigentes do Grupo Gayvota aproveitatam a festa com convidados no trio

Um grandes esquema de segurança foi montado pela organização, que contou com o apoio da Blitz Urbana, Secretaria Municipal de Trânsito  e Transportes (SMTT), Polícia e Bombeiro Militar, Guarda Civil,  e  Grupamento Tático Aéreo (GTA), o presidente do Grupo Gayvota, Ricardo Lima, destacou o esquema montado e a mudança do local de concentração evento.

“O diferencial desta edição é que nós preparamos um esquema de segurança que é o maior de nossa história, este ano, também resolvemos mudar o circuito que antes saía próximo ao Convento das Mercês”, disse.

Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves com a diretora da CMB, Susan Lucena e Antonieta, Lago, Semu

A acessibilidade foi garantida para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, elas contaram com espaço exclusivo com bar e banheiros adaptados, zona reservada e intérprete de libras próximo ao palco. O evento contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) que disponibilizou um dos dois trios que arrastou a multidão.

“A gente tem vivido momentos de muita LGBTfobia, infelizmente, isso tem tirado a vida de muitos homens e mulheres, e nós precisamos dizer que nesse país, nós podemos ter a opção sexual que quisermos. Então, basta, das pessoas  serem mortas por causa da sua orientação sexual nesse país”, destacou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.


Para o presidente da União Nacional LGBT (UnaLGBT) Breno Santana, o evento foi um ato político de resistência da população LGBT.

“A Parada é um momento histórico e um ato político aonde a gente renova as nossas energias para lutar contra as opressões, contra a onda conservadora, que está acontecendo em nosso país”, afirmou.

“Vamos caminhar hoje em defesa da Constituição, com liberdade e direito de amar e ser amado, momento em que nós temos um governo federal que lamentavelmente, é contra o direito da população negra, dos povos indígenas, direitos  das mulheres e da população LGBT, essa parada acontece também em defesa do ‘Estado Democrático de Direito’ e da Constituição, boa parada a todos!”, afirmou o Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Equipe Semu

Com a fala do secretário a diretoria do grupo Gayvota, deu a largada para a festa que tomou a avenida com trios elétrico,  DJs e milhares de pessoas que seguiram ao som de uma mistura de ritmos até o final do percurso, um ato político fechou a noite com shows na Praça Maria Aragão tomada por uma multidão.

Presidente do Grupo Gayvota, Ricado Lima com lideranças LGBT







Comentários