Secretária da Mulher, Ana do Gás prestigia comemorações do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF)


A Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás (PCdoB) participou na tarde da última sexta-feira (27) do Seminário promovido pelo Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) em comemoração aos 18 anos de fundação da entidade e 40 anos do Movimento de Mulheres em São Luis. O evento fez parte da programação da instituição em alusão ao 'Setembro Amarelo.


O Seminário que aconteceu nos dias (26 e 27) contou com mesa de diálogos sobre os quarenta anos do Movimento de Mulheres e dezoito anos de fundação do (CMCF) em São Luis; palestras sobre violência autoprovocada; saúde mental, homenagem às conselheiras, ex-conselheiras, e foi dedicado ex-presidenta, Sandra Torres, "Uma recente perda irreparável", destacou a vice-presidenta do (CMCF), Thaisia Ramalho. 


"Daquele movimento de 1979 só tem eu e a companheira Mary Ferreira! Então, por estar na presidência eu me senti na responsabilidade de homenagear as ex-presidentas e também mulheres que estão ou passaram pela luta. Um exemplo é a companheira, Girlene que é uma sobrevivente a dezoito golpes de faca, a delegada Kazumi Tanaka, e Sandra Torres, que era uma de nossas conselheiras eméritas", pontuou a atual presidenta do (CMCF), Silvia Leite.



A secretária da Mulher, Ana do Gás destacou o protagonismo do conselho, as conquistas dos movimentos de mulheres ao longo dos quarenta anos de lutas e resistência em São Luís.


"Os movimentos sociais são instrumentos de transformação social. Pois, são eles, que contribuem para medir quais as carências estruturais de toda realidade vivida por nós mulheres e pelo conjunto da sociedade. Portanto, me sinto representada, quando vejo por exemplo, o que aconteceu na Bahia, quando eu tive a oportunidade de ver a companheira, Silvia Leite durante um evento naquele Estado, representando tantas vozes maranhenses. Parabenizo o (CMCF) e todos os movimentos de mulheres, pelos quarenta anos lutas e conquistas! Dizer, que trago aqui um abraço do governador Flávio Dino, que tem trabalhado muito, na construção das políticas públicas para mulheres e pelo combate as desigualdades sociais no Maranhão. Parabenizo à todas as companheiras, em nome da nossa saudosa Sandra Torres", disse a secretária Ana do Gás.


Estiveram presentes ainda representantes dos órgãos públicos municipal e estadual, das centrais sindicais, dos movimentos sociais e sociedade civil organizada.

Comentários