“Cometemos erros, sim”, diz Mourão sobre queimadas na Amazônia

247 – Durante encontro com empresários do setor de exportação e importação, em Vitória, no espírito Santos, nesta quinta-feira (29), o vice-presidente general Hamilton Mourão afirmou que o governo cometeu erros ao retardar o combate às queimadas na Amazônia.
“Cometemos erros, sim. Todos os anos, nós sabemos que agosto, setembro e outubro são meses de seca e de queimada. É igual ao Sete de Setembro, a gente sabe que tem todo ano. Compete aos entes governamentais em todos os níveis travar o combate às ilegalidades cometidas nesse momento”, admitiu o vice.

No entanto, apesar dos índicios apontarem a ação criminosa de fazendeiros e grileiros, Mourão atribuiu os incêndios à população que emprega métodos antiquados de limpeza de terreno. Ele disse que madeireiros, grileiros e garimpeiros também participaram das queimadas, mas que as ações são por falta de alternativa econômica.

“Sabemos também que, dentro da área amazônica, convivem três tipos de elementos que cometem essas irregularidades: o madeireiro, o grileiro e o garimpeiro. Esse trio pode ser cada um uma pessoa ou estar incorporado numa única pessoa. Nós temos que dar oportunidade de trabalho para essas pessoas, porque senão elas vão buscar um modo de ganhar a vida”, disse.

Comentários