CAIC da Cidade Operária será transformado em unidade vocacional do IEMA



Contribuir para o desenvolvimento social, qualificação e inclusão dos adolescentes e jovens do bairro Cidade Operária. Esta foi a justificativa apresentada pelo vereador Honorato Fernandes (PT) ao solicitar, por meio de indicação encaminhada ao Executivo Estadual, a construção de uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na área do antigo CAIC da Cidade Operária. No mês de Abril o vereador Honorato Fernandes se reuniu com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, quando tratou deste assunto.

A boa notícia é que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) atendeu a indicação do vereador e o bairro será incluído na programação da secretaria e contemplado com a implantação de uma unidade vocacional.

Abandonado por conta de uma reforma inacabada, o prédio do antigo Caic vem sendo frequentado por vândalos e usuários de drogas. Para Luzia Costa, moradora da Cidade Operária, a construção da unidade vocacional representa a transformação de um cenário de abandono para a possibilidade de um futuro melhor para os jovens da região.

“Maravilhoso saber da concretização de um projeto que trará grandes benefícios para nossa comunidade. No lugar do abandono, sonhos serão realizados. Essa reforma será a esperança de um futuro melhor para nossa juventude. Desde já, agradeço pela força e pela luta do vereador Honorato em prol da nossa comunidade”, disse a moradora.

Segundo o vereador Honorato, “a implantação da unidade do IEMA abre um novo ciclo de oportunidades para os jovens e adolescentes da região. Oportunidade de qualificação e inclusão no universo científico, tecnológico e profissional”, disse o parlamentar, que atribuiu ainda a conquista da construção da unidade Iema à luta empreendida pelos moradores do bairro da Cidade Operária, que se uniram e mobilizaram ações para reivindicar seus direitos.

“Nosso mandato é apenas uma ponte entre a população e o Poder Público. Utilizamos dos instrumentos legislativos que dispomos apenas para encaminhar ao poder público os pedidos que a população nos apresenta, pedidos que são reivindicados pelo povo, que vai às ruas, que protesta e que luta em prol dos seus direitos”, declarou Honorato.

Referência nacional, o Iema se consolida enquanto instituição inovadora criada pelo Governo Flávio Dino como a primeira rede de educação profissionalizante em tempo integral, do Governo do Estado, na história Maranhão. As unidades do Instituto contam com salas de aula amplas e refrigeradas, auditório e banheiros adaptados para receber alunos com deficiência, refeitório, urbanização da área e instalação de laboratórios para os cursos de eletrotécnico, eletromecânica, informática para internet e portos

Comentários