Boi de Axixá recebe homenagem na Câmara de São Luís



O Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, foi homenageado com uma Placa Alusiva na Câmara de São Luís, na tarde da última segunda-feira, dia 20. O autor da honraria foi o vereador Sá Marques (PRTB). Várias autoridades prestigiaram o ato solene.

Neste ano, o grupo completa 60 anos de história e sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

“Agradeço a Deus pelo apoio e força que sempre me deu para estar à frente do batalhão. Essa homenagem, sem sombras de dúvidas, nos engrandece e mostra que estamos no caminho certo. Muito obrigada a Câmara de São Luís em nome do autor da honraria, vereador Sá Marques, por este reconhecimento ao nosso batalhão”, disse Leila Naiva, presidente de honra do grupo.



Durante o ato, o autor da honraria, vereador Sá Marques, falou da satisfação em homenagear o Boi de Axixá. “Fico muito feliz em homenagear esse grupo que há 60 anos vem brilhando nos arraiais do nosso estado. O Boi de Axixá tem história, legado e tradição. Parabéns, Leila Naiva. Parabéns, Boi de Axixá”, disse.

Além do grupo que esteve presente e se apresentou no plenário da Casa Legislativa, estiveram presentes também os vereadores Bárbara Soeiro, Marcial Lima, Paulo Victor e Silvino Abreu. Nonato Chocolate (secretário Municipal de Representação Parlamentar e, no ato, representando o prefeito da capital, Edivaldo holanda Júnior), João Torres (Diretor do Boi e Padrinho), tenente Kacio e Oswaldo Boabaid (Boi de Morros).

HISTÓRIA DO BOI DE AXIXÁ

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Comentários