Março Lilás: Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel registram quase 2 mil atendimentos


Mamógrafo Móvel (Foto: Márcio Sampaio)


O Governo do Maranhão registrou quase dois mil atendimentos na programação alusiva ao Março Lilás realizada na Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel. Os equipamentos percorreram os bairros do Anil, João de Deus, Vila Nova República, Coroadinho, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Jordoa.

Equipes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) contabilizaram 1.936 atendimentos, sendo 1.438 exames Papanicolau e 498 mamografias. Durante a campanha Março Lilás, mulheres receberam atendimento e orientação especializada sobre a prevenção do câncer de colo do útero e a importância do rastreamento do câncer de mama.



Carreta da Mulher Maranhense (Foto: Márcio Sampaio)

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Carmen Belfort, reforça que a intenção da gestão estadual é fortalecer a oferta de serviços para prevenção do câncer de colo do útero e mama. “Nós conseguimos ultrapassar a meta com relação ao rastreamento do câncer de colo de útero, como também levamos mais informação para cada uma das mulheres assistidas no equipamento. Além disso, mostramos a importância do autocuidado e de fazer o exame anual”, destacou.

Com a ação no Anjo da Guarda, Daniela Costa, 18 anos, realizou exames e participou das atividades educativas. “É o meu primeiro preventivo e exame de mama. “Percebo que muitas moças da minha idade têm medo e vergonha, mas esse é um tipo de exame que não podemos deixar para depois. Fui bem informada sobre tudo. Percebi a importância desse serviço para podermos descobrir como está a nossa saúde. A gente nunca tem real noção de como está por dentro até fazer exames”, avaliou.

Comentários