Itaqui-Bacanga recebe Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel




 A Carreta da Mulher Maranhense, o Mamógrafo Móvel e o Procon Móvel estiveram juntos em mais uma grande ação da Secretaria de Estado da Mulher, no bairro  Anjo da Guarda, na Praça do Anjo.

Durante tres dias forasm realizados exames de mamografia e preventivo ao câncer de colo do útero (papanicolau), além de testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e aferição de pressão.


Daniela Costa, 18 anos, realizou exames e participou das atividades educativas. “É o meu primeiro preventivo e exame de mama. “Percebo que muitas moças da minha idade têm medo e vergonha, mas esse é um tipo de exame que não podemos deixar para depois. Fui bem informada sobre tudo. Percebi a importância desse serviço para podermos descobrir como está a nossa saúde. A gente nunca tem real noção de como está por dentro até fazer exames”, avaliou.



"Já são 186 municípios que a gente visitou realizandoesses serviços, enão  é um  momento que que a gente saí do gabinete para que essas mulheres tenha acesso a esses serviços que são essenciais, para a saúde dessas mulheres", pontuou o governador em exercício Carlos Brandão.

A Secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça também destacou a importancia da prevenção e o acesso aos serviços oferecidos na Carreta.



"Esse é um momento fundamental para a saúde das maranhenses, porque trata-se de exames de prevenção do colo do útero e do cancer da mama, hoje estão aqui disponíveis vários serviços além desses exames em uma grande parceria com o Procon, Semcas, Casa da Mulher Brasileira, Defensoria Pública, Cruz Vermelha, Pacto Pela Paz e a Patrulha Maria da Penha, então é muito gratificante fazer parte dessas ações do governo Flávio Dino que tem como foco a mulher", destracou a secretária.



Para consulta, a paciente deve apresentar o cartão do SUS e um documento de identidade. A usuária que for realizar o exame de mamografia deve levar xérox do cartão do SUS e comprovante de residência. A idade de rastreio para o exame de mama é de 50 a 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, e com solicitação médica, será efetuada avaliação prévia da equipe.

Para o exame preventivo, a paciente não pode estar menstruada; não deve ter relação sexual, mesmo com camisinha, nos dois dias anteriores ao exame preventivo; não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta.

Atendimentos

A ação conjunta das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e da Mulher levou atendimento itinerante nos bairros do João de Deus e Coroadinho. Na edição do Coroadinho foram contabilizados 278 exames citopatológicos (preventivo ginecológico) e 84 de mamografia, totalizando 362 serviços de saúde especializados.

Itaqui-Bacanga

Os resultados dos exames de mamografia e preventivo realizados na carreta estarão disponíveis no prazo de 30 dias na Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada na Rua Dinamarca, ao lado da Igreja Católica, no bairro Anjo da Guarda. Durante o atendimento foram distribuídos vários kits de roupas.

Rota da Carreta da Mulher 

ROTA DA CARRETA DA MULHER – DE 25/03 a 13/04

- De 08 a 10/04 - Rua Tancredo Neves, Vila Nova República

- De 11 a 13/04 - Rua da Companhia, Colégio Sá Valle, no Anil

Comentários