Carreta da Mulher, Mamógrafo Móvel e Procon realizam atendimento no Coroadinho




“É muito bom ter um serviço que disponibiliza vários exames em um só lugar”, disse Maria de Jesus, de 42 Maria de Jesus, de 42 anos, elogiou a iniciativa e aproveitou a oportunidade para fazer vários exames no mesmo lugar.

anos, nesta segunda-feira (1º), sobre o atendimento da Carreta da Mulher Maranhense. A ação do Governo do Maranhão para prevenção do câncer de colo do útero e mama prossegue até a amanha (3), no bairro Coroadinho, com oferta de testes rápidos, além dos serviços de cidadania do Procon Móvel.

Os exames ofertados na Carreta da Mulher Maranhense são gratuitos. No prazo de 30 dias, os resultados da mamografia e preventivo serão entregues no Centro de Saúde Genésio Rêgo, localizado na Avenida dos Franceses, s/n, no bairro Vila Palmeira. A ação é uma atividade conjunta das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU).

A técnica da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Nayanne Lara Rocha, destaca a procura pelos serviços. “Estamos satisfeitos com o comparecimento do público. Nós conseguimos alcançar a meta de atendimentos nas edições da Carreta da Mulher, nos bairros da Cidade Operária e João de Deus”.

A Carreta da Mulher Maranhense registrou 258 exames citopatológico (papanicolau) e 94 mamografias, totalizando 352 atendimentos no bairro da Cidade Operária, entre os dias 25 e 27 de março. Ao todo, o serviço registrou 371 exames no João de Deus, sendo 286 de preventivos e 85 mamografias, entre os dias 28 e 30 de março.

Coroadinho

A Carreta funcionará nesta segunda e terça-feira, das 8h às 17h, e na quarta-feira, das 8h às 12h. A paciente deve apresentar o cartão do SUS e um documento de identidade. No caso da mamografia, a usuária do serviço deve apresentar xérox do cartão do SUS e comprovante de residência.

Para o exame preventivo, a paciente não pode estar menstruada; não deve ter relação sexual, mesmo com camisinha, nos dois dias anteriores ao exame preventivo; não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta.

A idade de rastreio para o exame de mama é de 50 a 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, e com solicitação médica, será efetuada avaliação prévia da equipe.

Itaqui-Bacanga
A próxima edição da Carreta da Mulher Maranhense acontecerá na região do Itaqui-Bacanga, na Praça do Anjo, em frente à Associação Comunitária da localidade, nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), das 8h às 17h, e no sábado (6), das 8h às 12h.


Comentários