Alunos do IEMA são selecionados em concurso de desenho que homenageia Chico Buarque


Os alunos Júlio César de Freitas e Maria Madalena Fernandes, da unidade plena de Brejo, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) tiveram suas ilustrações selecionadas no Concurso do Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), que tem como temática a comemoração dos seus 50 anos. 

O concurso engloba textos e desenhos para publicação na Revista Philos - Revista de Literatura da União Latina - que nesta edição faz homenagem ao compositor, escritor, letrista e músico brasileiro Chico Buarque.

Apenas 12 ilustrações foram escolhidas em todo o Brasil e, dentre elas, duas são de alunos da unidade plena de Brejo. O concurso “Ceat 50 anos: textos e desenhos para a Revista Philos” tem como objetivo despertar talentos literários e artísticos, além de promover a literatura e homenagear Chico Buarque.

Os alunos selecionados foram homenageados pela comunidade escolar, na manhã desta quinta-feira (4), durante o acolhimento.

 A estudante do curso de agricultura Maria Madalena Fernandes ressaltou que sua paixão pela arte foi a grande motivação para participar do concurso. “No início não acreditava muito que seria selecionada, mas decidi fazer. Fui motivada pelo meu professor e por minha escola. Ter minha arte reconhecida mundialmente é um sonho, pois poder participar desse momento como autora de uma obra é tudo que sempre sonhei. Não tenho palavras para descrever o quanto o IEMA me ajudou e abriu as portas para o meu voo”, ressaltou.

Segundo o professor de física e robótica da unidade plena de Brejo Fábio Souza, orientador dos alunos selecionados na competição, é uma honra ver que os jovens conseguiram um título de grande destaque para o mundo do desenho. “É um reconhecimento muito importante para todos os jovens que são amantes do desenho e que amam desenhar. A Revista Philos é uma das revistas mais renomadas do mundo nesse quesito, e os desenhos dos nossos alunos serão apresentados para o mundo. Estamos muito felizes”, destacou.

Para o estudante Júlio César, do curso de manutenção e suporte em informática, é um sentimento inigualável poder expor seus traços para o mundo. “Meu sonho é ser artista plástico, isso me motiva muito mais a continuar estudando para seguir na profissão que desejo. Fiquei muito feliz em ser selecionado para fazer parte desse importantíssimo evento literário e artístico, no qual realizarei o sonho de poder apresentar a minha arte e representar a minha escola, meu município e meu estado. Fico contente, também, em saber que sirvo de inspiração para meus colegas acreditarem nos seus sonhos”, contou.

A revista será lançada na Festa Literária de Santa Teresa (Flist), durante os dias 27 e 28 de abril, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Os visitantes receberão um exemplar da revista e os autores dos desenhos e escritos que não puderem comparecer receberão pelos Correio.

Comentários