UBM/MA promove Roda de Mulheres Negras com tema: "Interações de Combate ao Racismo e Valorização de Identidade Negra"


Promovida pela União Brasileira de Mulheres do Maranhão (UBM/MA) o evento aconteceu na noite de terça-feira (26), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho no centro da capital. O encontro reuniu profissionais de várias áreas: da Saúde, Direitos Humanos, Comunicação, mulheres negras que são referências em suas áreas de atuação como gestoras, jornalistas, estudantes e artistas.

A abertura dos trabalhos contou com a apresentação marcante da atriz maranhense, Brena Maria que fez uma performance questionadora e levantou temas importantes como, racismo estrutural, discriminação, representatividade e identidade da mulher negra, ao final a jovem foi aplaudida de pé pela plateia.


Como palestrantes participaram: a Secretária de Estado da Mulher, deputada Ana Mendonça (PC do B); a presidenta da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elizângela Cardoso; Assessora de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), Iracema Amorim; da União de Negros e Negras do Maranhão (Unegro), Rodvânia Macêdo; Célia Sampaio, cantora e compositora, e Lígia Teixeira jornalista, a mediação ficou por conta da Secretária de Mulheres Negras da UBM/MA, Antonieta Lago.

A secretária da Mulher, Ana Mendonça destacou a importância da mulher ocupar os espaços de poder predominantemente dominados pelos homens, citou à exemplo, sua trajetória como deputada estadual em especial durante sua atuação na Assembleia Legislativa, lembrou ainda a forma brutal como a também parlamentar, vereadora Marielle Franco foi executada, "Infelizmente nós mulheres ainda passamos por essas dificuldades de ter que lutar e até ter que morrer para que a gente participe e tenha direito de ocupar esses espaços", destacou.


"As contribuições aqui, são fundamentais para esclarecer às mulheres negras acerca de seus direitos, dizer da importância de dar voz a elas, que em sua maioria não dispõem desse acesso, seja na área da saúde, profissional ou pessoal. Dizer que nós da UBM temos o compromisso de ouvir e de fazê-las serem ouvidas, daí a importância de momentos como esse, momentos que a UBM já realiza no Maranhão desde a década de 90 quando chegou ao estado", pontuou a presidenta da UBM, Thays Campos.


Sobre a UBM

Fundada em 1988, a União Brasileira de Mulheres – UBM é uma entidade nacional sem fins lucrativos, que defende os direitos e reivindicações das mulheres em relação ao trabalho e à cidadania, buscando elevar o nível de consciência e atuação política das mulheres para que elas participem na defesa de seus direitos enquanto mulheres, cidadãs e trabalhadoras.

A UBM desenvolve e executa projetos que promovem o conhecimento sobre a situação das mulheres brasileiras, capacitando-as para intervir como sujeitos no processo político, avançar nas conquistas democráticas e conquistar a igualdade de gênero. Atua também promove cursos e seminários sobre temas diversos que possibilitem capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e incentivar a sua organização na luta para superar a discriminação, enfrentar a violência cotidiana e conquistar sua autonomia e emancipação numa sociedade de igualdade, justiça social e de paz.

No Maranhão a UBM está presente desde 1999, e desde então, vem pautando os direitos das mulheres maranhenses.



















Comentários