Descentralização de atendimento do CadÚnico promovida pela Prefeitura beneficia centenas de famílias


Realizada na gestão do prefeito Edivaldo, descentralização levou atendimento para as unidades dos Cras; entre 2017 e 2018 mais de 171 mil famílias foram benEficiadas com a açã
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Descentralização de atendimento do CadÚnico promovida pela Prefeitura beneficia centenas de famíliasA descentralização do atendimento aos beneficiários do CadÚnico – porta de entrada aos programas socioassistenciais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Luz para Todos, Benefício de Prestação Continuada, entre outros - realizada pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), promoveu mais conforto, qualidade aos serviços prestados à população. A partir da descentralização, realizada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, já foram atendidas entre 2017 e 2018 mais de 171 mil famílias.

Neste período foram desbloqueados cerca de nove mil benefícios nas 20 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital, onde é possível fazer a atualização cadastral, desbloqueio do benefício, revisão e averiguação e os demais serviços antes oferecidos na antiga central.

"Seguimos a orientação do prefeito Edivaldo em tornar o atendimento do CadÚnico mais acessível e confortável. Antes o atendimento era feito em um pequeno espaço na sede da própria secretaria, o que gerava grandes filas e horas de espera. Inauguramos uma Central de Atendimento, já visando dar mais qualidade para esse público. A nossa meta era organizar o serviço para permitir que o cidadão não precisasse se deslocar longas distâncias pra ser atendido e hoje isso é uma realidade no nosso município", explica a secretária da Semcas, Andréia Lauande.

Se antes os usuários precisavam se deslocar até uma Central de Atendimento, na sede da Semcas, hoje os serviços estão disponíveis em todos os Cras. Para o aposentado Bernardino Ferreira de 53 anos, morador do bairro Bequimão e assistido pelo Cras da região, ter esse atendimento mais próximo é de extrema importância, principalmente por sua condição física, que dificulta grandes deslocamentos.

"Há 30 anos levei um tiro por conta de uma discussão, que atingiu a minha 12ª vértebra, me causou uma lesão medular e me faz conviver diariamente com dores neuropáticas, então me deslocar para outro lugar é muito difícil. Além de ser perto da minha casa, aqui o atendimento é rápido, qualificado e somos bem tratados e respeitados. Para mim, a assistência do Cras é fundamental, e só tem contribuído positivamente em minha vida, só posso agradecer e esperar que os serviços continuem funcionando", disse o aposentado.



Já para a dona de casa Maria Santos de Sousa, 24 anos, a economia de tempo e dinheiro é uma das vantagens que mais lhe chamam atenção. "Procurei o Cras porque meu Bolsa Família estava bloqueado, eu vim aqui e eles desbloquearam rápido e fácil. É pertinho da minha casa, eu venho a pé; antes ir para o Centro era difícil, pois eu gastava dinheiro com passagem e era muito desgastante o deslocamento", afirmou Maria.

INVESTIMENTOS

São Luís possui mais de 192 mil famílias inscritas no CadÚnico, que dá acesso ao Bolsa Família e mais 20 programas federais. Para agilizar e dar celeridade ao processo de descentralização, foi necessário montar toda uma estrutura logística e técnica, como a instalação de fibra ótica nas áreas onde os Cras estão localizados, já que o sistema do CadÚnico só pode ser acessado via internet; modernização de equipamentos com a aquisição de novos computadores e impressoras e treinamento de pessoal.

Segundo a manicure Suely de Araújo Martins, 32 anos, moradora do Ipase, a qualidade e rapidez dos serviços que recebe são uma das coisas que mais lhe deixam satisfeita. "O atendimento sempre é rápido e eu não preciso me preocupar tanto, sempre saio daqui satisfeita e nunca tive problemas com o Bolsa Família. Outra vantagem, é que o Cras fica muito próximo a escola dos meus meninos, então é mais fácil de resolver qualquer pendência, antigamente só resolvíamos as coisas naquela Central que ficava no São Francisco ou no Centro, o que complicava um pouco as coisas, porque tinha de ver com quem deixar as crianças e também gastar passagem", finalizou a manicure.

Além dos investimos em internet e aquisição de equipamentos, a Semcas também realizou várias melhorias estruturais com a reforma de quatro unidades de Cras que receberam manutenção predial e também a mudança de dois Cras para prédios novos e adaptados. Tudo isso para garantir mais conforto, segurança e qualidade para o público dos espaços.

CENTROS



O Cras atua como principal porta de entrada da Assistência Social. É através dele que é viabilizado o acesso aos programas, serviços e benefícios. O Cras realiza inclusão no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

No local é realizado o acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família; orientação para inserção no Benefício da Prestação Continuada (BPC); acompanhamento das famílias beneficiadas pelo BCP; visitas domiciliares e institucionais; incentivo à geração de trabalho e renda; concessão de benefícios eventuais como auxílio funeral, natalidade e alimentar. Realiza também palestras e campanhas socioeducativas.

São ofertados Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família- (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Execução Direta e Indireta; Atendimento e Inserção de Famílias no Cadastro Único, Atualização Cadastral e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio.

CADÚNICO



O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. O cadastro é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos, e sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

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