Com voto de Eliziane, comissão aprova convite para Bebianno explicar repasses a candidatos laranjas do PSL



Marcos Oliveira/Agência Senado


"Não era uma pessoa qualquer, era um ministro da mais inteira confiança do presidente"


Com voto da senadora Eliziane Gama (PPS-MA), a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), convite para o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno explicar os repasses a supostas candidatas laranjas do PSL nas eleições de 2018. Bebianno era presidente do PSL à época em que supostamente ocorreram as irregularidades. Ainda não há data para a vinda do ex-ministro

Para a líder do PPS no Senado, o uso irregular do fundo eleitoral, depois de tanta luta do Parlamento para ser direcionado também às mulheres, precisa ser investigado e fiscalizado. Usado corretamente, frisou a parlamentar, o recurso ajudou a aumentar a representatividade feminina no Legislativo. A vinda de Gustavo Bebianno, então presidente do partido que é acusado de desviar os recursos carimbados das mulheres para outras candidaturas, será essencial para ajudar a entender “o que está por trás do que não sabemos”.

“Se não aprovarmos este requerimento, vamos incorrer no erro de, quem sabe, termos fatos importantes que poderão e deverão ser colocados à tona para a população brasileira. Não era uma pessoa qualquer, era um ministro da mais inteira confiança do presidente da República”, defendeu.

Por se tratar de um convite, o ex-ministro não é obrigado a comparecer ao Congresso Nacional para prestar informações aos parlamentares.

O convite foi aprovado por 6 votos a 5. Além de Eliziane, votaram a favor do requerimento os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Paulo Rocha (PT-PA), Rogério Carvalho (PT-SE) e Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

Foram contrários os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Marcio Bittar (MDB-AC), Selma Arruda (PSL-MT), Major Olímpio (PSL-SP) e Oriovisto Guimarães (Pode-PR).

Demitido do governo na segunda-feira (18) por conta das suspeitas de uso de “laranjas” nas eleições, Bebianno era considerado um dos homens de confiança do presidente Jair Bolsonaro. Ele foi um dos coordenadores da campanha eleitoral do presidente, costurou o acordo que levou Bolsonaro ao PSL e presidiu a legenda durante a corrida eleitoral de 2018. (Com informações da Agência Senado)

Comentários