Carlos Brandão reafirma compromisso do Governo em trabalhar junto com o Legislativo para o bem da população



Vice-governador Carlos Brandão durante a sessão solene de início dos trabalhos da Assembleia Legislativa. (Foto: Rafael Arrais)


O vice-governador Carlos Brandão participou da sessão solene que marcou o início dos trabalhos da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira (4). A abertura das discussões para o exercício de 2019 foi realizada pelo deputado Othelino Neto, reconduzido ao cargo de presidente da Casa.

O discurso de Carlos Brandão teve início com a leitura de uma mensagem do governador Flávio Dino aos deputados estaduais do Maranhão. Nela, ele agradeceu o povo do Maranhão pela confiança de mais um mandato como chefe do Executivo Estadual e congratulou parlamentares eleitos e reeleitos renovando o compromisso com o efetivo exercício de harmonia entre os poderes, de forma isenta, republicana e democrática.



“Esta mensagem, além de cumprir uma exigência legal prevista em nossa Constituição Estadual, visa demonstrar o resultado do esforço coletivo que realizamos nos últimos anos, bem como as nossas propostas para o próximo quadriênio, que foram amplamente discutidas com a população maranhense”, ressaltou a mensagem enviada pelo governador Flávio Dino aos deputados estaduais.

Em sua mensagem, ele lembrou que, apesar das finanças públicas da União e dos entes subnacionais passarem por uma situação delicada, decorrente de uma profunda crise econômica e política, que fragilizou a capacidade dos órgãos públicos de enfrentar os problemas socioeconômicos, “finalizo a gestão 2015/2018 com a sensação de dever cumprido”.

“Realizamos grandes avanços no estado e, ao final, fomos reconhecidos, pela terceira vez consecutiva, como o ente estadual que mais cumpriu o programa de governo. Alcançamos a marca do 1º lugar nacional, com expressivos 95% de execução de nossas propostas, segundo o portal G1”, frisou.

Por meio de uma gestão proba e atuante, o Governo teve como marca a inclusão e a sensibilidade às causas sociais. Na mensagem, o governador lembrou dos feitos nas áreas da educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, e do combate às desigualdades sociais com a implantação do Plano Mais IDH.

Carlos Brandão reforçou o discurso enviado pelo governador afirmando que, nos próximos quatro anos, o Governo terá como foco o combate às desigualdades sociais, à corrupção e o trabalho para manter o equilíbrio fiscal.

“A gente precisa buscar cada vez mais esse equilíbrio fiscal para que a gente possa implementar esses 65 compromissos registrados em cartório. E com isso nós vamos continuar fazendo, ampliando o número de escolas, o número de IEMAs, todos esses compromissos que a gente assumiu com a população do Maranhão”, sublinhou.

Carlos Brandão realçou também a importância da harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo. “Aqui é a casa do debate, é a casa das discussões, nós encaminhamos para cá as propostas de interesse da população, aqui realmente são debatidas e apresentadas propostas para as suas emendas e o governo tem demonstrado essa parceria importante para o nosso Estado”, disse Brandão, desejando sorte aos deputados eleitos e reeleitos.

O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, afirmou que o início de toda legislatura é relevante porque é pela Assembleia que passam todos os grandes projetos de importância para o Maranhão e que serão decisivos e impactarão na vida das pessoas. “Como fizemos nos últimos 4 anos, agora vamos procurar fazer muito mais pelo nosso estado. A Assembleia é fundamental para a construção de um estado mais justo e cada vez menos desigual”, disse.

Othelino encerrou seu discurso enfatizando o protagonismo das mulheres na Casa, pois elas ocupam a maioria das nove cadeiras da Mesa Diretora. Para ele, isso é um marco histórico e exemplo para o Brasil, assim como o clima de harmonia e democracia em que se deu a eleição na Assembleia. “Mandamos bons recados para o Brasil”, concluiu o presidente.

Comentários