Aged-MA realiza ação conjunta em Araioses




Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento social e econômico em Araioses, o Governo do Maranhão realizou o levantamento de necessidades e potencialidades do município como forma de identificar a melhor maneira de contribuir para com o desenvolvimento e elevar a qualidade de vida da população.

A ação conjunta, que aconteceu semana passada, foi realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) e a secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e de Fazenda (Sefaz).

A ação faz parte, também, do Plano Mais IDH, uma iniciativa criada pelo Governo do Estado para reverter e elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) nos 30 municípios com indicadores sociais mais frágeis do Maranhão, acumulando uma série de resultados nas mais diversas áreas.

Técnicos da Aged-MA observaram as potencialidades na produção e cultivo de caranguejos e ostras e seus produtos e subprodutos, identificaram as técnicas de extrativismo e como é realizado o trânsito dessas mercadorias na região.

A partir deste estudo, será realizado um plano de ação contemplado as necessidades nas áreas de capacitação, agroindústria, regularizações e comercialização, visando desenvolver este potencial produtivo e alavancar os índices sociais do município.

O fiscal estadual agropecuário da Aged-MA, Marcelo Falcão, que acompanhou a ação e destacou a importância de a ação ser realizada de forma cooperada. A meta, segundo ele, é suprir necessidades de vários setores. “Vamos trabalhar na questão do beneficiamento da matéria prima dos caranguejos e ostras, capacitações a esses produtores e no fomento as agroindústrias”.

A Sedihpop também realizou levantamento socioeconômico dos trabalhadores envolvidos na atividade de coleta e comercialização de caranguejo, visando entender o processo de trabalho com vista a elaboração de proposta de intervenção no município de Araioses.
Anexos
Ação da Aged-MA no município de Araioses
Ação da Aged-MA no município de Araioses

Comentários