Novo presidente da Caixa anuncia venda de parte das Loterias e de seguros



Carta Capital


O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Guimarães, anunciou que a instituição deverá vender parte das empresas de seguros, cartões e loterias do banco estatal.


Sócio do banco de investimento Brasil Plural, Guimarães foi escolhido a dedo para o cargo: doutor em Economia pela Universidade de Rockester (EUA), especializou-se em privatizações. Tem mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro na gestão de ativos e reestruturação de empresas.


O novo executivo do banco estatal disse que seguirá à risca toda a orientação que Bolsonaro lhe transmitiu, que se resume a: “você não pode errar”. Segundo Guimarães, isso se dará com a “venda de participações em empresas controladas, seguros, cartões, asset (gestão de ativos) e loterias, que já começam agora, pelo menos duas neste ano”. Em outras palavras, disse que vai privatizar parte das operações das Loterias da Caixa, Caixa Seguros e Cartões Caixa.


O novo presidente da Caixa acrescentou que pretende expandir a oferta de microcrédito a taxas mais baixas do que as hoje praticadas pelo mercado. “Não me conformo em ver pessoas tomando dinheiro a 15%, 20% ao mês”, afirmou. “O Brasil pode ser uma referência em microcrédito.”

Guimarães disse, por fim, que deverá fazer uma revisão nas políticas de patrocínio e comunicação da Caixa, conforme orientação do governo, e que viajará pessoalmente aos estados para ouvir clientes.

Comentários