Iema no Mundo: Estudantes do Ensino Médio têm mais uma oportunidade com intercâmbio internacional



Estudantes do Iema podem cursar o ensino médio no exterior em países como Argentina, Canadá, Estados Unidos e Alemanha. (Foto: Divulgação).


Uma nova oportunidade de intercâmbio internacional para estudantes maranhenses da rede pública foi aberta, na quarta-feira (26), pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o programa ‘Iema no Mundo’. Os estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) agora podem cursar High School (Ensino Médio no exterior) em países como Argentina, Canadá, Estados Unidos e Alemanha, com todas as despesas pagas pelo Governo do Maranhão.

Neste primeiro momento, oito estudantes foram contemplados com o ‘Iema no Mundo’. Três deles já embarcaram para a província de Córdoba, na Argentina, onde irão cursar seis meses de High School. Mais dois alunos embarcam em agosto para os Estados Unidos e Alemanha, onde permanecem por um período de dez meses. Para o Canadá, um grupo de três alunos embarca em setembro para um intercâmbio de seis meses.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, explicou que a iniciativa tem a parceria da empresa de intercâmbio Via Mundo e que representa mais oportunidade aos estudantes maranhenses. “Ficamos muito felizes de lançar o ‘Iema no Mundo’, possibilitando aos nossos estudantes a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional e de cursar parte do ensino médio no exterior. É o Governo Flávio Dino cada vez mais democratizando oportunidades para os nossos estudantes. Hoje o estudante da rede pública tem três oportunidades principais para fazer seu intercâmbio: o programa ‘Cidadão do Mundo’, o ‘Estágio Internacional’ e a agora o ‘Iema no Mundo’”, destacou.

Segundo o pró-reitor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, essa iniciativa da gestão estadual é inédita. “Acredito que seja a primeira vez que alunos de escola pública do estado têm acesso a fazer o Ensino Médio no exterior através de um programa de High School. Nós sempre buscamos a questão da inovação e acreditamos que o intercâmbio é de extrema importância para o estudante no aspecto profissional e pessoal em relação à aquisição de uma cultura nova, visto que a convivência com pessoas de outros países agrega conhecimento e valores a esses estudantes e também a questão da fluência em uma língua estrangeira”, explicou.

Comentários